Como abrir uma franquia em 6 passos

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As franquias são uma excelente opção de negócio para quem quer apostar numa marca que já tenha certa consolidação no mercado. Disponíveis em praticamente todos os segmentos e para variados investimentos iniciais, as franquias devem ser abertas após o empreendedor seguir alguns passos.

O que levar em consideração antes de abrir uma franquia?

O primeiro fator a ser analisado, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), é sua identificação com a franquia. Afinal, escolher um negócio é um investimento em longo prazo que muitas vezes perdura por toda a vida. Por isso, ter afinidade com o segmento escolhido é uma boa estratégia para que a produtividade do negócio não saia prejudicada.

Pesquisar bem o mercado, o histórico da marca e conversar com outros franqueados também são fatores decisivos na hora de adquirir uma franquia, segundo a Associação.

Decisão tomada? Vamos então aos seis passos para abrir uma franquia:

1. Cadastro

A primeira etapa é preencher um formulário de cadastro. Geralmente, ele se encontra no site oficial das franquias. É a partir desse documento preenchido que a equipe responsável pelo franqueamento da marca analisará seu perfil como candidato a franqueado.

2. Reunião

Se a empresa se interessar por seu perfil, irá convocá-lo para uma reunião. O objetivo deste encontro é informar ao possível novo franqueado mais detalhes sobre a rede. Essas informações são repassadas através da Circular de Oferta de Franquia, a COF.

3. Visitas

Na COF, estão disponíveis contatos de outros franqueados. Essa é uma ótima oportunidade para se tornar cliente por um dia. Nessa visita, observe o atendimento da loja, os comentários dos clientes, a dinâmica da equipe e tudo o mais que for relevante para a sua tomada de decisão.

Vale lembrar que o prazo mínimo de análise da COF resposta para a empresa franqueadora é de dez dias. Antes desse período, nenhuma taxa é cobrada do candidato.

4. Contrato

O contrato deve ser lido com bastante cuidado e atenção para que não haja mal-entendidos. Geralmente, as cláusulas são padronizadas. Porém, se o candidato não concordar com alguma delas, há espaço para negociação. Uma boa dica é verificar se o contrato dura mais do que o tempo médio de retorno do investimento. Assim, os riscos de prejuízo são minimizados.

É importante ainda lembrar que a taxa de franquia deve ser paga ao franqueador assim que o contrato for assinado. Após essa etapa, a empresa deve fornecer um guia com os próximos passos a serem seguidos para a instalação da franquia.

5. Ponto

As regras desse passo dependem bastante de cada franquia. Algumas auxiliam o franqueado a definir um ponto, outras pedem para aprovarem o local. De qualquer forma, o importante é escolher um local com visibilidade e bom fluxo de pessoas , principalmente do público-alvo.

Nessa etapa, também é importante contar com um contador para preparar a documentação da empresa, nos aspectos legais, fiscais e trabalhistas. Assim, você tem uma preocupação a menos em meio ao processo de escolha do imóvel, reforma e inauguração do negócio.

6. Inauguração

Finalmente, a abertura da sua franquia! Para que a inauguração seja um sucesso, é importante investir na divulgação desse verdadeiro evento. Assim, gera-se curiosidade e interesse no público.

Peças publicitárias nas redes sociais, televisão e rádio podem ser a chave para chamar mais pessoas nessa data especial, desde que obedeçam às cláusulas do contrato, é claro.

Viu como abrir uma franquia não é um bicho de sete cabeças? Se você acha que essa é uma boa opção para o negócio que você deseja abrir, confira em nosso site as franquias disponíveis!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook