Comércio à venda – Principais cuidados ao adquirir um ponto comercial

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A decisão de iniciar o próprio negócio exige uma série de medidas que vão desde a escolha da atividade que melhor se adéqua – já que existem diversas opções no mercado – à seleção do comércio à venda que será utilizado para dar início ao projeto.

Nesse momento, o empreendedor deve estar atento à localização do negócio, à acessibilidade, se há concorrentes nas proximidades, além das condições do estabelecimento, pois são fatores determinantes para alcançar o sucesso.

Se você não quer cometer erros na escolha do comércio à venda, confira alguns cuidados necessários antes de comprar um negócio.

Contabilidade

Na hora de adquirir um comércio à venda é fundamental estar atento às questões relacionadas à contabilidade, uma vez que, no ato da compra, também se leva junto máquinas, estoques e vitrine.

Conforme o modelo de contrato, ainda que o empresário opte por não levar nenhum bem do comércio, o novo dono assume as dívidas dos bens, mas de maneira solidária, já que o ex-proprietário também fica responsável por parte da obrigação. Por isso, é fundamental analisar como está a situação do imóvel, verificando se existem dívidas pendentes.

Pelo fato da lei entender que a atividade empresarial continuará sendo explorada, o novo proprietário também ficará responsável pelas obrigações geradas pelo comércio. Então, só realize a compra se realmente confiar no antigo dono e não deixe de conferir:

  • A situação do alvará de funcionamento junto à prefeitura;
  • Se não tem impedimento quanto a transferências;
  • Se o cadastro da empresa está ativo e não possui pendências;
  • Se não existem pendências junto à Receita Previdenciária, Receita Federal, Cartórios, Prefeitura local, FGTS, Justiça do Trabalho e Justiça de Causas Comerciais.

Além disso, solicite contrato de compra e venda do ponto comercial contendo direitos, deveres, condições de pagamento e condições gerais do imóvel, bem como nota fiscal de compra e venda de máquinas e equipamentos, a fim de validar a situação operacional na contabilidade do novo negócio.

Segurança

Certifique-se de que o local é seguro. Para isso, procure visitar o bairro em diferentes horários, observe o fluxo de pessoas de manhã, à tarde e à noite, converse com moradores e comerciantes, principalmente os que moram/trabalham lá há mais tempo.

Não deixe de verificar, também, a iluminação nas ruas no período noturno e se no entorno existem câmeras de segurança, pois ajudam no controle da criminalidade.

Infraestrutura

Antes de decidir o comércio à venda, avalie as condições de infraestrutura do estabelecimento: se está tudo limpo, se as paredes estão em bom estado e pintadas, se há vazamentos, se os encanamentos estão funcionando e se o sistema elétrico não apresenta problemas.

Escolher um ponto de comércio que exija muitas reformas, provavelmente, sairá mais caro do que a compra de um imóvel com valor mais alto e em perfeitas condições. Claro que em algum momento será preciso realizar manutenções, mas comprar um imóvel que já esteja necessitando de reparos pode não ser vantajoso. Portanto, avalie bem esse aspecto antes de decidir.

Visibilidade

Em muitos locais é possível notar diversos pontos comerciais com faixas, placas e elementos luminosos para atrair clientes, mas a verdade é que o consumidor, em meio a tanta poluição visual, acaba não vendo nenhum. Por isso, é importante encontrar um estabelecimento que esteja bem localizado para se destacar sobre os demais.

Acesso

Garanta que seu cliente não vai ter dificuldades em chegar ao seu negócio. Informe-se sobre quais transportes públicos passam pelo local, se há problemas de acesso, velocidade da via, sinalização, etc. Muitas vezes esses aspectos são determinantes para que o cliente desista da visita.

Visão mercadológica

Analisar o potencial da área em que está localizado o comércio à venda é fundamental para o sucesso do seu projeto. Aspectos como público-alvo, fluxo de pessoas, potencial de negócios, acesso do consumidor e estacionamento devem ser observados.

Ainda há empreendedores que realizam estudos mais aprofundados e avaliam renda per capita da população, infraestrutura e urbanização do local e capacidade de a região desenvolver novos negócios para a empresa.

Ainda é possível solicitar o auxílio de consultores que, por meio de técnicas de geoprocessamento, conseguem mapear os locais com maior potencial para abertura de novos empreendimentos. Entretanto, também é necessário um estudo sobre o perfil do consumidor e a vizinhança do ponto comercial.

Concorrência

Verifique se nas redondezas existem negócios semelhantes ao seu, isso será importante para elaborar o planejamento estratégico do seu ponto comercial. Vale salientar que ter concorrentes nas proximidades pode ser bastante vantajoso, sobretudo, quando se tratar de produtos ou serviços que exijam comparação.

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