Clínica veterinária à venda, dicas para uma boa gestão

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Planeja adquirir uma clínica veterinária à venda e quer saber como fazer uma gestão eficiente? Hoje o artigo é voltado para orientar quem pretende empreender na área da medicina veterinária.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística), há uma movimentação anual de 20 bilhões no Brasil no mercado veterinário. É um mercado bastante amplo, mas é necessário possuir estratégias e saber como gerir o negócio para ter sucesso.
Contudo, quem possui formação em veterinária não possui experiência em negócios, em gestão de pessoas, em administração, etc., assim, é normal não saber como lidar com essa parte.
Para isso nós reunimos aqui dicas que consideramos essenciais para a realização de uma gestão a fim de melhorar ou potencializar os resultados da sua clínica veterinária.

Ainda há desafios numa clínica veterinária à venda


Quando você adquire um negócio já pronto, já consolidado, os desafios de começar são eliminados. No entanto, há ainda outros desafios a diante, sendo alguns deles: a fidelização de clientes, a parte financeira da empresa (mantendo um bom fluxo de caixa), entre outros. E numa clínica veterinária a venda não é diferente.
Mas por meio de uma gestão eficiente você passa a construir ótimos relacionamentos ao colocar o cliente como o foco central da empresa. E passa também a gerir melhor as áreas financeiras, de RH e outras cruciais para o desenvolvimento e a saúde do seu negócio.
Mas, como fazer essa gestão? Por onde você deve começar?
A seguir listamos alguns dos que consideramos elementos mais essenciais para uma boa gestão de clínica veterinária, onde cobrimos diferentes áreas do negócio.

Experiência personalizada para seus clientes
Garantir uma experiência personalizada para seus clientes é uma das principais formas de fazer a gestão de clientes. No mercado pet, cada cliente e pet são únicos, ou seja, possuem diferentes necessidades, por isso é importante garantir uma experiência personalizada. Isso ainda pode te fazer ter um diferencial.


Mas além de garantir uma experiência segundo as necessidades do pet e dono, você também pode procurar maneiras de valorizar aqueles clientes que mais frequentam sua clínica ou consomem os produtos ali vendidos, tratando-os de forma diferenciada.
Algumas ideias seriam oferecer brindes ou descontos aos clientes ou presentinhos aos seus pets. Isso ajudará a gerar valor e melhorará o relacionamento entre sua clínica e seus clientes.

O departamento financeiro
Não é necessário que você seja alguém altamente experiente em finanças, contudo é importante que entenda um pouco sobre cada elemento, tais como: impostos, tarifas, receitas, despesas, tributos, transferências eletrônicas, etc.
Isso te ajudará a entender se a sua empresa está mesmo prosperando, se existem problemas que precisam ser solucionados, se uma ação está gerando retorno, também te ajuda a identificar a hora certa para investir ou adquirir equipamentos novos, manter um fluxo de caixa ideal, entre outros.
Desse modo, ter conhecimento de alguns desses elementos da área financeira é importante na hora de fazer a gestão de clínica veterinária à venda.

Gestão de equipe a fim de garantir a eficiência
Uma outra coisa de suma importância para o sucesso da sua clínica é ter uma equipe qualificada.
Com cada profissional desempenhando sua atividade da melhor maneira, você garante aos clientes e seus pets um atendimento de qualidade e serviço de excelência. E tudo isso influencia na decisão do cliente em retornar para sua clínica veterinária.
Caso seja necessário, invista em treinamento para capacitar seus colaboradores. Deixe também tudo alinhado junto a eles quanto aos objetivos do seu negócio e preze por proporcionar um ambiente de trabalho agradável, já que isso influencia na produtividade da sua equipe.

Marketing eficiente
O marketing é indispensável para todo e qualquer tipo de empresa. Por isso, é necessário que haja um bom planejamento de marketing para sua clínica veterinária a venda.
Com uma estratégia eficiente, você garante que seus clientes retornem, que cheguem novos clientes e também que seu negócio esteja bem posicionado no mercado.
Algumas das plataformas e meios que não podem ficar de fora das suas estratégias de marketing são: redes sociais, e-mail marketing, blog posts, mídias pagas, revistas especializadas, jornais (especialmente os da sua cidade), entre outros.
Como você pôde ver aqui, para fazer uma boa gestão da sua clínica veterinária a venda, é importante possuir um pouco de conhecimento em diferentes áreas a fim de ter uma visão mais ampla. E tudo isso facilita na tomada de decisões e a identificar problemas que possam vir a atrapalhar a evolução das sua empresa.

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