Clínica Ortopédica à venda, dicas para fazer um bom negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Uma clínica ortopédica à venda pode ser um ótimo investimento para quem deseja abrir seu próprio negócio no setor da saúde.

O ramo ortopédico é um dos que mais cresce dentro da saúde, por conta de tratar de doenças e traumas que afetam o sistema locomotor, investindo em muita tecnologia.

Caso tenha interesse na área, confira algumas dicas para fazer um bom negócio e encontrar a clínica ideal para você.

Planeje antes

Planejamento é essencial para fazer um bom negócio, ainda mais quando se trata de uma clínica ortopédica.

Antes de negociar qualquer coisa, é necessário saber exatamente o que você quer.

Quanto você pode investir? Qual tamanho da clínica que deseja? Quer uma equipe já pronta?

É necessário saber exatamente o que quer e quanto está disposto a pagar antes de realizar qualquer negociação.

Um bom negócio não é algo escolhido aleatoriamente, e sim muito bem planejado, normalmente com meses de antecedência.

Saber a localização que deseja ter sua clínica, conhecer seus concorrentes para saber se irá ter sucesso ou não também faz parte do planejamento.

Além disso, uma boa opção antes de negociar com o proprietário é fazer pesquisas a respeito da clínica que tem interesse, como sua avaliação na comunidade.

 

Contate o proprietário

Sabendo o que deseja comprar, e visualizando uma clínica ortopédica que se encaixa em seu perfil, é hora de contatar o proprietário.

É nessa hora em que você deverá pedir para visitar o local pessoalmente, pois fotos e vídeos podem enganar, mas indo pessoalmente não há o que esconder.

Além disso, conhecer os funcionários da clínica também é uma ótima opção para conhecer mais sobre a sua potencial compra.

Logo após a visita ao local, é ideal que realize todas as perguntas necessárias ao dono, como por exemplo:

  • O que o dono está oferecendo, somente o local ou toda a equipe de profissionais e equipamentos?
  • A clínica virá acompanhada dos móveis, eletrônicos, etc? Como computadores, poltronas, etc.
  • Por que ele está vendendo?
  • Quantos clientes fixos a clínica dispõe?
  • A clínica tem algum problema urgente para ser resolvido?
  • Quantos pacientes a clínica suporta?
  • Quantos e quais equipamentos estão disponíveis na clínica e funcionando?
  • Há equipamentos quebrados/estragados?
  • Qual a média de faturamento da clínica (mensal e/ou anual).

Caso o proprietário permita, também é recomendado checar todos procedimentos legais e financeiros da clínica, para ter certeza de que não há nenhuma “bomba” prestes a explodir.

Compare o custo-benefício da clínica ortopédica à venda

As clínicas ortopédicas podem ser diferentes em tamanho, procedimentos, valores, reputações entre outros, sendo necessário avaliar o custo-benefício de cada uma.

Caso a clínica conte uma boa equipe de profissionais e também já tem uma boa avaliação entre a comunidade, é comum que o preço seja um pouco mais alto pelo fato de já ter clientes fixos.

Já uma clínica com má reputação costuma ter preços mais baixos, ou caso não conte com tantos equipamentos.

Outro ponto a ser comparado no sentido custo benefício é a estrutura do local, como o estado das paredes, chão, se há rachaduras.

Todos fatores podem influenciar no custo-benefício, sendo necessário avaliar cada requisito e então tomar a decisão.

Caso opte por comprar a clínica ortopédica a venda, vamos a próxima dica:

 

Preparação da documentação

Provavelmente a parte mais importante e delicada do processo de negociação.

É necessário cuidar da documentação de compra e venda, além disso, ficar atento às documentações que irá receber da clínica ortopédica, em relação a documentos administrativos, financeiros, documentos relacionados a área ortopédica e mais.

São vários documentos, e para acompanhar todo esse processo é recomendado a ajuda de um profissional, como um advogado ou consultor.

Apesar de ser uma etapa muito satisfatória, afinal a clínica será sua, é necessário calma para conferir se tudo está como prometido.

Além disso, não esqueça de coletar todas as assinaturas (tanto suas quanto as do proprietário), pois caso algum documento ou assinatura seja esquecido, poderá causar problemas no futuro.

 

A Clínica ortopédica que está à venda vale o investimento?

Sem dúvida, as clínicas ortopédicas são uma das mais populares do Brasil, porém é necessário gostar de gerir um negócio ou então ser um profissional da área.

Se vale ou não o investimento é com você que deseja investir, após analisar o custo-benefício das clínicas ortopédicas analisadas será possível responder essa pergunta com tranquilidade.

Lembrando que em um negócio deve sempre se ter certeza do que quer, caso ainda não tenha TOTAL certeza, é necessário novamente estudar as áreas que tem interesse ou então as próprias clínicas.

Não deixe qualquer dúvida de fora na hora de falar com o proprietário do local, afinal ele está ali para te ajudar a tomar uma decisão.

Também é necessário cuidar se ele está respondendo todas suas perguntas de forma coerente e com honestidade.

Quando o proprietário evita tocar em um assunto ou fica fazendo voltas para responder a apenas uma pergunta, é recomendado não optar pela compra.

Também é necessário saber o porquê aquela clínica está à venda, mesmo que tenha uma avaliação ótima entre clientes e funcionários.

Todo cuidado é pouco, ainda mais na hora de investir no seu próprio negócio.

 

Encontre a clínica ortopédica à venda perfeita para você

A clínica ortopédica ideal deve contar com o planejado realizado na primeira etapa, seguindo todos os itens que você separou (como orçamento, tamanho, etc.), sendo necessário cuidado ao escolher e é claro, visitar o local.

Outro ponto importante a se tomar cuidado é a localização da clínica: é um bairro ou cidade que você conhece? Avaliar isso também é muito importante quando for tomar a decisão de compra, avaliando também os concorrentes próximos.

Todo planejamento na hora de abrir um negócio irá contar, então o quanto mais preparado estiver, maior será sua certeza na hora de achar a clínica ortopédica perfeita para seu negócio.

Caso ainda não tenha encontrado a clínica ortopédica que procura, aqui na Quero Um Negócio você poderá achar!

Há diversos modelos de clínicas, e também com diferentes preços em todo o Brasil, confira e comece agora mesmo seu novo negócio.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook