Chácara à venda: como identificar as melhores oportunidades?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Chácara à venda

Os imóveis rurais, como as chácaras, estão ganhando um lugar cada vez maior no coração dos brasileiros. Também pudera: a rotina ensandecida das grandes cidades faz com que as pessoas encontrem um refúgio na natureza, seja para passar os fins de semana ou mesmo para transformar esse ambiente no “pedacinho de chão” de suas vidas.

Entretanto, talvez pela distância da nossa realidade, existe um grande desconhecimento quando o assunto é investimento em chácara à venda. O que observar para saber se estou fazendo um bom negócio? São detalhes simples, mas fundamentais para que o sonho de sua vida traga exatamente a tranquilidade necessária.

Como identificar a oportunidade ideal?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a abundância de chácaras no mercado não é nada comparável à de casas e apartamentos na cidade, por exemplo. Logo, apesar de haver um “filtro” maior, é preciso ter cuidado na hora de tomar a decisão final.

Alguns dos aspectos que você obrigatoriamente deve levar em conta para comprar uma chácara à venda são:

Estado de conservação da chácara

Se a compra de uma chácara tem como objetivo fugir do estresse, definitivamente você não vai querer bater cabeça com problemas estruturais. Por isso, antes de tudo, certifique-se de que a chácara está em bom estado de conservação.

É provável que a chácara tenha muitos itens de madeira, o que é incontestavelmente bonito para o ambiente, mas que pode trazer problemas se houver focos de cupim, por exemplo.

Água e energia elétrica

Tenha atenção também para a parte elétrica e hidráulica da casa. Lembre-se que as chácaras à venda não necessariamente oferecem infraestrutura, por se tratar de um território rural. Logo, é provável que você próprio tenha que arcar com os custos de instalação de água e luz.

Localização

Chácaras normalmente costumam ser distantes dos grandes centros, o que não significa que precisa ser longe demais, afinal, se você quiser visitá-la nos dias de folga, a distância pode ser um empecilho.

Mas, há questões ainda mais importantes em termos de localização. As condições das vias de acesso à chácara, por exemplo, são outros fatores a serem considerados.

E, como não falar da segurança? É provável que você não tenha conhecimento do índice de criminalidade do local da chácara, portanto, averigue com detalhes para não passar aperto.

Tamanho das chácaras

Você sabia que todas as chácaras obrigatoriamente devem ter uma área superior a 20 mil metros quadrados? Parece um detalhe bobo, mas caso o total da área seja inferior, é provável que a chácara esteja em situação irregular.

Independentemente disso, tenha em mente que um espaço muito grande também pode trazer problemas, especialmente por conta da manutenção e dos custos que envolvem.

Compare diferentes opções

Assim como tudo na vida, jamais faça uma compra por impulso. Encontrou aquela chácara que parece a dos sonhos? Não subestime a possibilidade de avaliar outras opções à venda, nas quais você inclusive pode identificar uma oferta ainda melhor.

Gostou das dicas? Clique aqui e confira mais artigos sobre imóveis rurais no nosso blog!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook