Centro estético à venda: 5 dicas para investir no ramo da beleza

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Temos aqui 5 dicas importantíssima para quem pretende investir num centro estético à venda.

Se você é um profissional da estética e quer investir no seu negócio próprio adquirindo um centro estético, essas dicas te ajudarão a entender como funciona esse tipo de transação.

Mas é importante não apenas entender sobre esse mercado, como também entender sobre compra e venda de empresas. Por isso, preparamos um artigo onde abordaremos sobre esses dois elementos para te orientar.

Por que investir num centro estético à venda?

A área da beleza e estética tem crescido de forma significativa no Brasil. Por aqui, são consumidos muitos produtos e serviços desse mercado.

Somente para se ter uma ideia, o Brasil está entre os quatro maiores mercados mundiais quanto o assunto é beleza e estética, ficando atrás somente da China, Estados Unidos e o Japão.

O dado acima é de uma pesquisa do Euromonitor International, um provedor de pesquisas de mercado.

Há ainda outra pesquisa, essa feita pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que aponta que o mercado da estética cresceu 567% no país entre os anos de 2014 a 2019

O fato é que os brasileiros preocupam-se cada vez mais com a beleza e, por tanto, buscam por tratamento estéticos.

E um centro de estética oferece muitos tratamentos como limpeza de pele, depilação, massagens, terapias corporais, design de sobrancelhas, microagulhamento, hidratação facial, peelings, microagulhamento, clareamento de axilas, massagem modeladora, redução de medidas, alongamento de cílios, geoterapia, drenagem linfática, entre outros.

Assim, há muita demanda por esse tipo de negócio. E há também muitos serviços para oferecer. Vale a pena investir no ramo da beleza e estética.

Sem contar também que adquirir um centro estético à venda te oferece vantagens como: cortar custos com abertura da empresa, já ter uma carteira de clientes, uma boa localização, ter um negócio já estabelecido, etc.

A seguir te mostraremos o que você precisa saber para investir no seu próprio centro de estética à venda.

Sobre a sua formação para atuar nesse tipo de negócio

Para ter um centro de estética, você precisa ter algum tipo de formação na área. Nesse caso, onde você irá exercer uma função de liderança, o ideal é ter uma formação superior.

Na área da estética existem três tipos de cursos: tecnólogo, bacharelado e técnico. O curso de técnico é um curso de nível médio, enquanto que o tecnólogo e o bacharelado são de nível superior e com esses você se prepara para funções de liderança.

É importante saber que os cursos de nível superior são mais teóricos e contam com um currículo mais extenso. Enquanto isso, o curso de nível médio é mais focado no operacional.

Mencionamos isso porque é importante que você entenda que não é com qualquer tipo de formação que se pode atuar num cargo de liderança ao adquirir um centro estético à venda.

Com quais serviços você pretende trabalhar?

Saber com quais tipos de serviços pretende trabalhar é também importante na hora de escolher um centro estético à venda.

E isso vai de acordo com suas habilidades e especializações. Mas, claro, também tem a ver com o que os profissionais que atuam ali oferecem.

Vejamos dois exemplos hipotéticos a seguir:

– Caso você não tenha especialização em todos os serviços que pretende disponibilizar, não deve se preocupar. No centro estético que pretende adquirir haverá profissionais que possuem essa experiência e habilidades;

– Mas e quando você adquire um centro de estética à venda e ali existe uma funcionária que é especialista em design de sobrancelhas que, quando o negócio passa para você, ela resolve pedir demissão? Se você tem experiência com isso, então pode atuar com o serviço até encontrar outra.

É muito importante parar para pensar sobre isso antes de adquirir um centro estético à venda.

Assim, sempre há uma saída nesse sentido para se investir no ramo da beleza e estética.

Buscando informações sobre a situação do centro estético à venda

Uma etapa fundamental diz respeito a realizar uma análise sobre o centro estético. Ou seja, analisar a sua situação.

Mas isso, claro, depois que você realizou uma pesquisa e encontrou, entre os vários negócios à venda, o negócio ideal.

Quando falamos em analisar, aqui queremos dizer tanto a parte estrutural como a parte operacional. Por exemplo:

– Analisar a situação do ambiente;

– Verificar como estão os equipamentos;

– Experiência e qualificação dos funcionários;

– Verificar a situação financeira e fiscal da empresa;

– Entre outras.

Mas sobre tudo isso e mais falaremos com mais detalhes a seguir.

Analisando a situação financeira do negócio

Obviamente que quem decide adquirir um negócio pronto deseja que esse tenha resultados financeiros positivos. Logo, com a ajuda de contador, solicite ao dono do centro estético informações sobre a situação financeira do negócio.

É importante que nunca deixe isso para o final, pois é algo decisivo para se investir numa empresa à venda.

Os documentos que devem ser analisados são alguns como:

– Fluxo de Caixa;

– Balanço Patrimonial;

– Demonstração de Resultados do Exercício (DRE);

– Demonstração do Valor Adicionado (DVA);

– Notas explicativas;

– Entre outros.

Esses são classificados como demonstrativos financeiros. E apenas quem possui conhecimento e experiência com finanças e método específicos pode realizar uma análise precisa e descrever se a empresa encontra-se numa boa situação.

Equipamentos e outros do centro estético à venda

Citamos também que deve ser realizada uma vistoria nos equipamentos utilizados para os tratamentos.

Ainda que o centro estético exista há um certo tempo, nunca deixe realizar esse processo.

Pode ser que seja necessário algum tipo de manutenção. E se você não ficar ciente disso logo, pode ser um custo a mais para você.

Na maioria dos casos, é o dono quem deve providenciar a manutenção ou ele pode realizar uma negociação (fazendo um desconto) com você. É por isso que saber disso logo é importante.

A qualificação da equipe

Os funcionários de uma empresa são de suma importância para que o negócio tenha sucesso. E no caso de um centro de estética, isso se enquadra muito bem.

Quando se tem profissionais que realizam um serviço de qualidade, então os clientes retornam. Mas não apenas retornam, como também avaliam bem o centro estético e os serviços.

Para saber sobre a qualificação dos profissionais ali, existem três caminhos adequados:

– Solicitando ao dono um levantamento sobre o desempenho dos funcionários;

– Buscando avaliações de clientes em plataformas como Google Meu Negócio;

– E fazendo uma visita ao local para ver como é o dia a dia ali (mas essa visita deve ser feita de modo que os funcionários e clientes não saibam da sua presença como comprador).

Valor do centro estético à venda

Como saber se o valor anunciado pelo proprietário é o ideal? Para isso existem métodos de análise sobre o valor do negócio. E com a ajuda de um corretor de negócios é possível obter essa informação.

O corretor é um profissional especializado em transações que envolvam compra e venda de empresas. Ele possui o conhecimento e as habilidades necessárias para te ajudar a não pagar a mais por um negócio.

Também, ele pode te orientar quanto a outras etapas como a pesquisa da situação da empresa, por exemplo.

Conheça a Quero Um Negócio

Nesse processo de aquisição de um centro estético à venda, não tenha pressa. Analise cada documento, cada detalhe, tudo com muita calma para não deixar nada passar.

E saiba que pode contar com a nossa ajuda para encontrar as melhores oportunidades de negócios. A Quero Um Negócio é uma plataforma especializada em compra e venda de empresas.Acesse aqui e conheça agora os vários negócios à venda em todo o Brasil em nossa plataforma.

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