Cafeteria à venda, por que esse negócio é tão promissor?

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Por que uma cafeteria à venda é um negócio promissor? Quais os benefícios de seguir esse ramo?

Ter um negócio próprio sempre foi o sonho de muitos brasileiros, mas isso tem se intensificado nos dias atuais. E um dos negócios que tem se mostrado promissor são as cafeterias.

Nesses locais as pessoas vão para relaxar, se reunir com os amigos, etc. enquanto apreciam um bom café, a bebida que é o patrimônio cultural do Brasil.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC), cerca de 95% da população brasileira consome café, seja em casa ou em cafeterias, lanchonetes, etc. E, ainda, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), o nosso país é o segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

E todos esses dados apenas reafirmam o potencial que um negócio focado nessa bebida pode ter.

Cafeteria à venda: sobre as vantagens de empreender nesse segmento

Para ter uma cafeteria você precisa de um bom planejamento, investir em equipamentos, em produtos, contratar profissionais, etc. No entanto, com uma cafeteria à venda você não tem que se preocupar com boa parte disso.

O negócio já está pronto e tudo o que você precisa é saber como gerenciá-lo da melhor maneira. Logo, pulamos a parte de ter que começar tudo do zero e quebrar a cabeça com fornecedores, equipamentos, escolha do ponto comercial, posicionamento da marca, etc.

E por falar em não ter que começar tudo do zero, há ainda uma outra vantagem aqui em empreender através de um negócio pronto: o cardápio já testado e aprovado.

No caso de uma cafeteria nova, começada do zero, há o desafio de ter que competir com outras que já tem um cardápio já testado e aprovado pelos clientes. No entanto, com um negócio já funcionando você não tem que se preocupar com isso.

E além de já possuir um cardápio pronto, você ainda terá clientes também, já que mesmo trocando de dono, os clientes continuarão ali se você manter o padrão de qualidade (ou superá-lo).

Mas a gente nem falou ainda sobre uma outra enorme vantagem em adquirir uma cafeteria à venda: redução dos custos de abertura. Aqui você não tem que se preocupar com os custos iniciais para deixar seu negócio funcionando.

Há ainda a vantagem de você já entrar trabalhando, pois a empresa está em operação e você poderá contar com fluxo de caixa e estoque existentes, por exemplo.

Sobre os desafios na sua jornada

Até agora nós falamos que esse é um negócio promissor, com potencial de lucratividade e crescimento, mas e quanto aos desafios que você terá que enfrentar?

Todo negócio, por melhor e mais promissor que seja, apresenta os seus desafios. Por isso que o empreendedor precisa ter conhecimento sobre o seu mercado e também contar com uma boa equipe atuando em áreas como marketing, finanças e atendimento ao cliente. Esse já é o seu primeiro desafio.

Outro dos desafios é o que mencionamos antes: conseguir manter o padrão de qualidade em sua cafeteria ou ter algo superior. Nesse caso, ter conhecimento sobre o mercado faz-se extremamente essencial.

E um outro desafio também é conseguir manter os clientes que já frequentam ali e, claro, ampliar o alcance do negócio a fim de faturar mais. E tudo isso aqui envolve contar com bons profissionais, tais como os mencionados antes.

Mas, existem ainda outros fatores que podem favorecer o crescimento do seu negócio e te ajudar a se destacar: inovar e diversificar.

Pensando na diversificação

Em todo negócio, por mais focado que ele seja num produto ou serviço, é importante diversificar.

Mas como essa diversificação poderia existir numa cafeteria à venda?

Simplesmente investindo em outros tipos de cafés ou mesmo em acompanhamentos.

Imagine seu cliente tendo que ir até o estabelecimento vizinho para poder tomar seu café junto a um acompanhamento? E agora imagine ele se agradando com aquele outro estabelecimento por servir um bom acompanhamento e descobrindo que ali também servem um bom café? E, agora, imagine ele não retornando mais para sua cafeteria?

Por isso, é importante pensar na diversificação em sua cafeteria, tanto na questão de bebidas (com cafés preparados de diferentes formas) quanto de acompanhamentos. Isso te ajuda a fidelizar clientes e também a atrair novos clientes.

Por fim, cuide também do ambiente, pois as pessoas que frequentam uma cafeteria buscam um local agradável e confortável.

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