Busco sócio administrador, quais os riscos e vantagens?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Busco sócio administrador, quais os riscos e vantagens? Essa é também uma dúvida sua?

Nesse artigo aqui esclarecemos sobre o papel desse sócio e quais as vantagens e os riscos existentes de se ter um parceiro assim na sua empresa.

O que é um sócio administrador? Preciso dele?

É comum empresas de diferentes segmentos realizarem associações. E o sócio administrador é aquele que fica a cargo da administração do negócio. Ficam sob responsabilidade dele funções relacionadas às áreas financeiras, de marketing, de RH, entre outras.

A figura do sócio administrador existe quando há uma sociedade e são necessários pelo menos dois sócios. Assim, há um sócio que fica responsável pela administração, pela gestão do negócio, e outro que fica responsável pela parte de capital (esse é o sócio quotista).

Contudo, o administrador é um sócio que também entra com uma parcela do valor para investimento no negócio. Isso quer dizer que o capital não fica sob responsabilidade 100% do sócio quotista.

Mas, o que levar em consideração quando busco sócio administrador?

É importante que ele tenha conhecimento sobre o mercado qual o negócio estará inserido, sobre tecnologia, finanças e também que ele saiba gerenciar bem o negócio.

Essas são características imprescindíveis de um bom sócio administrador e que trarão benefícios para o negócio.

Busco sócio administrador: quais as vantagens?


Já citamos brevemente algumas das vantagens de contar com um sócio administrador. Mas há ainda outras mais e também abordaremos agora de modo mais detalhado.

A primeira função essencial que podemos citar aqui é o planejamento. Nesse caso, ele será o responsável por definir metas e objetivos e traçar o caminho para conquistá-los.

Cabe dizer aqui que essa é uma etapa extremamente importante para a empresa, pois garante que ela irá funcionar bem, que gerará lucros e, enfim, terá uma vida financeira saudável.

Outra das vantagens de contar com um sócio administrador é que ele ficará responsável por responder legalmente pelo negócio. Em outras palavras, no caso de situações relacionadas com a Receita Federal é ele quem fica a cargo de solucionar quaisquer pendências.

Ainda nesse sentido, o sócio administrador também tem a responsabilidade de representar a sociedade perante os poderes jurídicos.

Além disso, no caso de realizações de empréstimos e assinatura de documentos, ainda que os dois sócios tenham que sentar e avaliar as coisas juntos, ele é quem tem a responsabilidade pela assinatura deles.

Como pudemos ver, para quem tem a dúvida “busco sócio administrador, quais os riscos e vantagens?” as vantagens são que você conta com um profissional qualificado que realizará a gestão do negócio.

Outra coisa importante para se mencionar aqui é que, assim como outros sócios, o sócio administrador terá participação nos lucros e prejuízos da empresa.

E quais os riscos?

Como nem tudo são flores, existem também alguns riscos que tanto você quanto o seu sócio administrador podem correr.

Dentre os quais podemos citar uma gestão ineficiente feita por profissional, o que pode colocar em risco a vida da empresa.

No documento chamado de Contrato Social estão expressadas as condições sob as quais a empresa funcionará e as funções que serão exercidas pelos sócios. E esse documento é imprescindível para que tudo seja devidamente cumprido, inclusive as funções do sócio administrador.

Falando ainda sobre o Contrato Social, faz-se importante que nesse instrumento também constem algumas limitações para o sócio administrador. E isso é necessário para que o mesmo não tenha amplos poderes sobre o negócio e também evita que decisões extremamente cruciais, que devam ser tomadas em conjunto, sejam tomadas apenas por ele.

Cabe aqui dizer também que o Código Civil define que o sócio não pode ser substituído sem que haja o consentimento de todos os demais sócios. Veja:

“Art. 1.002. O sócio não pode ser substituído no exercício das suas funções, sem o consentimento dos demais sócios, expresso em modificação do contrato social.”

Já no caso dos riscos para esse sócio, há a questão de alguns tipos de sociedades empresárias exigirem que o sócio administrador responda com seus bens (assim como os demais sócios dessa mesma sociedade).

Seu negócio próprio não precisa começar do zero

Se você sonha em empreender, mas não quer começar um negócio do zero, nem precisa!

A Quero Um Negócio é a maior plataforma do Brasil para quem busca adquirir uma empresa ou mesmo anunciar a sua. São compradores e vendedores de todo o Brasil anunciando e buscando por negócios diariamente.

Por meio da nossa intermediação, tornamos todo o processo facilitado para ambas as partes. Essa é a oportunidade que faltava para você.

Acesse aqui agora e saiba mais sobre como nossa plataforma funciona.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook