Bom negócio em Teresina (PI)

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O empreendedor que deseja investir no Brasil precisa estar atento às oportunidades de negócio, bem como à localização do investimento. O momento de definir a cidade em que o empreendimento vai ser estabelecido é fundamental no processo estratégico do negócio.

Neste sentido, veja como é possível ter um bom negócio em Teresina.

O que é necessário para investir?

Para o empreendedor que decidiu investir em um bom negócio PI, é importante ter em mente que vai ser necessário muito planejamento, foco e visão. O conhecimento sobre burocracias particulares da cidade, assim como ao segmento de investimento são essenciais.

Da mesma forma, uma avaliação minuciosa que trace o panorama de negócio, levando em consideração as potencialidades e demandas de cada área da cidade, é determinante para que o negócio prospere da melhor maneira possível.

Conhecendo Teresina

Fundada em 16 de agosto de 1852, a capital do Estado do Piauí possui uma área territorial de 1.392 km² e conta com 864.845 mil habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.

A cidade foi a primeira capital planejada do país. Isso aconteceu durante o período de reinado de Dom Pedro II. O nome veio em homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, uma das mediadoras que teria convencido Dom Pedro II a tornar o local como capital do Estado.

O início da sua povoação data do século XVII, quando um grupo de bandeirantes estabeleceu uma feitoria e um criatório de gado na região. No ano de 1797 foi erguida a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

A economia

Dados do IBGE de 2013 apontavam que Teresina concentrava 46,34% das riquezas de todo o Estado do Piauí.

A economia local da capital piauiense tem grande contribuição do segmento de serviços. Além desta área, se sobressaem outros ramos de investimento como a produção de cana-de-açúcar, aves e rebanho bovino.

Outros destaques da arrecadação econômica de Teresina vêm de indústrias, como a de bebidas, alimentícia, bicicletas, colchões, metalúrgicas e vestuários.

Investimentos em Teresina

Teresina foi a quarta cidade nordestina em volume de investimento no ano de 2018. A informação consta no anuário Multi-Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, anunciado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apontando que a cidade investiu R$ 234,5 milhões em 2018.

Em uma avaliação de 25 cidades nordestinas, Teresina registrou o maior valor per capita de investimento dentre as 10 que mais investem. Ela superou capitais, como Recife e Fortaleza, com investimentos em áreas como educação, lazer, saúde e mobilidade urbana.

Os atrativos de investimento

Um bom negócio em Teresina passa por aproveitar as potencialidades turísticas e de localização que a cidade oferece. Mesmo sendo a única capital nordestina não litorânea, a localização privilegiada de Teresina favorece a prosperidade de negócios.

Situada no centro-norte do Estado, a cidade dista 343 km do litoral, o que fortalece o turismo de negócio na região.

Bom negócio PI pode ainda ser vantajoso por Teresina ser um município com boa infraestrutura, estando preparada para receber investimentos, seja em áreas como prestação de serviços ou comércio, por exemplo.

Um lugar para investir

Dados divulgados em 2016 pela consultoria Urban System, especializada em pesquisa comportamental e análise de dados de mercado, indicavam Teresina como a terceira melhor cidade do Nordeste para receber investimentos.

A capital piauiense era apontada ainda como uma das 100 melhores cidades do Brasil para a atração de empresas e investidores.

Oportunidades

Nos últimos anos, Teresina tem registrado um crescimento na geração de empregos, segundo dados da Prefeitura Municipal. Áreas como turismo, saúde, segurança e qualidade de vida têm sido beneficiadas com os indicadores.

Levantamento do Ministério da Economia indica que 4.903 novos empregos foram criados em todo o Estado do Piauí, em 2019, com um grande impacto positivo na sua capital.

Interessado em investir em Teresina ou ainda com alguma dúvida sobre o assunto? Encontre mais conteúdo no nosso blog.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook