Bom negócio em Rio Branco (AC)

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

À primeira vista, Rio Branco não parece ser um grande centro empreendedor. É uma das menores capitais do país, em um estado pouco populoso. Porém, a cidade foi apontada como uma das 15 cidades incríveis para empreender em 2018. Quer saber como ter um bom negócio em Rio Branco ? Então continue acompanhando esse artigo conosco.

Saiba mais sobre Rio Branco

Fundada em 1882, Rio Branco é a capital do estado do Acre. Com a população estimada pelo IBGE em pouco mais de 400.000 habitantes, é a quarta capital menos populosa do Brasil. Assim como boa parte da região Norte, o Acre é um estado cuja economia é fortemente baseada em recursos extraídos da Floresta Amazônica.

Rio Branco, assim como todo o estado do Acre, tem uma população altamente miscigenada. A presença indígena na cidade é massiva, o que tem influência na cultura e em vários outros aspectos. A cidade é famosa pelos pontos turísticos originários da Era de Ouro da borracha. O Palácio Rio Branco merece destaque em particular, por seu valor arquitetônico e cultural.

Seu isolamento do resto do país (mesmo a ‘vizinha’ Manaus fica a 1.500km de distância de Rio Branco) fez com que o estado se desenvolvesse de forma muito independente. Hoje, a região está fortalecendo seu espírito empreendedor, e até mesmo empresas estrangeiras estão buscando investir no estado.

A economia de Rio Branco

Como já mencionado, a principal atividade econômica da cidade está relacionada ao extrativismo. Embora historicamente fosse baseado na extração da borracha, hoje, o principal produto exportado pela capital é a madeira. Além disso, o estado como um todo exporta muita castanha-do-Pará, óleo da copaíba e fruto do açaí.

Mas o modelo de negócio que mais cresce na região são as startups. De fato, a Associação Brasileira de Startups marcou Rio Branco como a 12ª em uma lista das 15 melhores cidades para empreender fora dos grandes centros. A seguir, falaremos um pouco mais a respeito dessas startups e também de outros modelos de negócio que estão sendo bem explorados em Rio Branco.

Que negócio devo abrir em Rio Branco?

A cidade é ótima para dar início a uma startup. De fato, a ABStartups já monitora 11 empresas do ramo na cidade. Os principais setores contemplados são o da educação, varejo e atacado e prestação de serviços profissionais. Além das startups estarem prosperando na capital acreana, a cidade também desenvolve eventos voltados a incentivar os donos desse tipo de negócio. Isso inclui iniciativas como a StartUp Weekend, Papo de Empreendedor e StartupON.

Para quem busca um empreendimento mais tradicional, vale a pena investir em empresas que trabalham com o bambu. A planta já vem sendo cultivada no estado há algum tempo, e Rio Branco conta com apoio do governo estadual para centros de capacitação e beneficiamento de bambu. Ele é utilizado como biocombustível, substituto da madeira e carvão ativado, além de muitos outros usos. É um negócio rentável e que tem tudo para crescer muito nos próximos anos.

Quer ver mais oportunidades de bom negócio AC ? Então acesse nosso site e conheça as opções para empreender no estado.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook