Bom negócio em Goiânia (GO)

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Dadas as proporções continentais do Brasil, diversas regiões do país se apresentam como polos potenciais de investimento. Na Região Centro-Oeste, por exemplo, é possível montar um bom negócio em Goiânia, a capital de Goiás. A cidade se apresenta como um local estratégico para que um empreendimento prospere.

A cidade apresenta diferenciais que atraem os investidores, como uma boa localização, diversidade empreendedora e um mercado consumidor heterogêneo.

A importância estratégica

Com uma população estimada em 1.516.113 habitantes, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a cidade de Goiânia está localizada na parte central do território brasileiro.

A localização facilita o deslocamento de empresas que estejam com projetos de expansão.

Brasília, a capital federal, está há apenas 200 km da cidade goiana, fato que torna a rodovia que liga as duas capitais um dos trechos de maior fluxo comercial e político do Brasil.

Por ser a segunda cidade mais populosa da região, atrás apenas de Brasília, a capital de Goiás se destaca como um dos grandes polos de desenvolvimento da área, sendo estratégica em segmentos como:

  • Indústria;
  • Medicina;
  • Moda;
  • Agricultura.

A riqueza econômica

Goiânia está entre as 30 cidades mais ricas do país. Segundo o Censo Demográfico de 2000, realizado pelo IBGE, a renda da capital de Goiás representava quase 3% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Em 2008, segundo dados da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), o PIB de Goiânia atingiu R$19.450.000.000, o equivalente a aproximadamente 25,8% de toda a produção de bens e serviços do Estado.

As atividades de desenvolvimento que mais se destacam em Goiânia são as do setor primário, influenciado pela agropecuária, além do secundário, alavancado por indústrias farmacêuticas, de confecção e de alimentação.

O empreendedorismo em Goiânia

Goiânia abriga uma escola de inovação e empreendedorismo, que capacita empreendedores locais por meio de cursos especializados. A iniciativa estimula o ambiente de negócios na região.

Áreas promissoras de investimento

O setor alimentício é sempre uma área que pode alavancar investimentos. Por ser um mercado que dificilmente perde a atratividade, ao aliar lazer e necessidade, a tendência sempre aponta para crescimentos neste setor.

Investir nesta área pode ser uma ótima ideia para um bom negócio em GO, já que o estado todo conta com uma riqueza gastronômica diferenciada, além de ter uma população de relativo poder aquisitivo, disposta a pagar por um bom restaurante, por exemplo.

A combinação permite que a cidade de Goiânia se abra para bons investimentos na área, até para opções mais segmentadas, como a alimentação saudável, por exemplo.

O setor de serviços também nunca perde a popularidade. As pessoas sempre vão procurar atender às suas necessidades em estabelecimentos como farmácias, papelarias ou lojas de roupas e calçados.

Encontrar um bom negócio em Goiânia cabe ao olhar o investidor, com base em estudos de mercado, como qual o local ideal para estabelecer o ponto comercial. É preciso se atentar à concorrência e ao fluxo de pessoal na região.

Outros polos de investimento promissores são o sde cultura e entretenimento, com grande potencial de apelo comercial e de público na cidade, e o de Tecnologia da Informação, com uma significativa demanda de serviços de desenvolvimento de sites, aplicativos e softwares.

O custo imobiliário

O valor dos imóveis por metro quadrado na cidade é um dos mais baixos do país. Isso torna Goiânia um destino bem desejado por investidores e potenciais moradores de outros locais.

Mercado de investimento

Goiânia oferece boas alternativas para um bom negócio ser desenvolvido. Ela se apresenta como uma opção interessante para oportunidades como abertura de franquia, inauguração de negócio ou contratação de uma empresa de serviços.

Empresas que queiram contratar serviços ou ter uma sede na região central do Brasil, por exemplo, são mais propensas a se tornarem um bom negócio em Goiânia do que em Brasília, por exemplo.

A capital federal conta com um metro quadrado, assim como um aluguel, extremamente caro, quando comparado a outras regiões.

Segmentos consolidados em Goiânia

Um bom termômetro para quem deseja investir em Goiânia é a análise de empresas que já se consolidaram com destaque na cidade.

Dentre as que já se estabeleceram na capital goiana, surgem multinacionais e companhias de renome nacional em diversos segmentos.

As áreas de atuação vão da comercialização de bens e consumos, passando pelas indústrias de medicamentos, laticínios e de showbusiness, até as de Educação Superior.

Interessado em investir em Goiânia ou ainda com alguma dúvida sobre o assunto? Encontre mais conteúdo em nosso blog.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook