Bom negócio: descubra como empreender com sucesso

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Segundo levantamento da Herbalife Nutrition, conduzido pela OnePoll, 77% dos brasileiros sonham em abrir a própria empresa. Entre aqueles empregados, dois de cada três consideram um bom negócio pedir demissão para se tornar o próprio chefe. Se você é uma dessas pessoas, descubra neste artigo, como empreender com sucesso.

Você, provavelmente, já viu muitos especialistas dizendo que basta aliar uma boa ideia à demanda do mercado, combinação à qual será adicionada uma dose de amor pela área escolhida. O problema dessa visão romantizada e simplista é que ela não aponta nenhum caminho prático aos navegantes de primeira viagem.

Além de tudo, é fácil concluir que esses três itens estarão presentes em uma empresa de sucesso. O que falta, nesse caso, é apontar as habilidades e os cuidados necessários para empreender de modo seguro. De fato, existem algumas etapas e detalhes que vão ajudar na empreitada.

São justamente esses pormenores que abordaremos, ao longo deste artigo. Você sabia, por exemplo, que muitas vezes um bom negócio está na compra de empresas que já existem? Além disso, os cuidados para começar a empreender sempre incluem plano de negócios, análise de mercado e alinhamento de perfil.

Essa é uma prévia do que apresentaremos para ajudar no seu desejo de empreender. São caminhos que foram trilhados por inúmeros empresários que chegaram ao sucesso. As dicas servem tanto para começar o seu negócio do zero quanto para empreender em franquias e empresas já estabelecidas. Comecemos, então, pelo básico: o estudo de mercado.

Descubra como empreender com sucesso: conheça bem o mercado onde você vai entrar

Antes de comprar ou abrir uma empresa, é fundamental conhecer o mercado no qual o seu negócio vai atuar, pois cada segmento apresenta particularidades que devem ser conhecidas pelo empreendedor, antes que ele mergulhe de cabeça na área. Ademais, é se informando sobre o mercado que você entenderá qual é o seu público-alvo.

Nenhum empreendimento de sucesso pode dispensar a análise de perfil dos consumidores. Além disso, existem diversos institutos e associações que fazem levantamentos sobre o estado atual de um segmento. Essa é uma indicação que ajuda a identificar o que está funcionando e que se encontra em alta na área.

Outro detalhe importante é que, em um mesmo ramo, você pode encontrar diversas possibilidades de atuação. É o que ocorre no mercado alimentício. Nele, é possível investir em franquias de sucesso, marmitarias e até mesmo em alimentação voltada especialmente para eventos.

Também é exemplo de bom negócio na área a alimentação saudável, cada vez mais em alta no Brasil. Portanto, antes de começar a investir, é preciso cartografar as águas em que o seu novo empreendimento irá navegar. Assim, você garante que vai aproveitar as correntes mais favoráveis do mercado.

Ao mesmo tempo, pode encontrar aquela atividade da área que mais se adapta ao seu perfil. São muitas as possibilidades para quem estuda bem o mercado antes de empreender. Em termos de planejamento, inclusive, você estará apto a calcular melhor os métodos para redução de custos no futuro.

Escolha um negócio alinhado ao seu perfil

No tópico anterior, mencionamos a possibilidade de escolher um negócio alinhado ao seu perfil. Saiba que esse é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa. Afinal, para além de todo o dinheiro investido, muito do seu tempo será gasto lidando com a empresa.

Sendo assim, antes de descobrir o que é um bom negócio, você precisa se conhecer. As perguntas básicas a serem feitas nessa hora são:

  • Eu me vejo trabalhando nesse mesmo segmento daqui a cinco anos?
  • Quanto tempo o empreendimento vai me exigir?
  • Quais são as habilidades necessárias para tocar o negócio?
  • Do que eu preciso para me capacitar?

Vale lembrar que alguns consultores da área consideram que existem três perfis mais comuns de empreendedor. Em primeiro lugar está o operador, aquele empresário que sempre está atuando na execução do negócio. Outros apresentam o perfil de gestor e lidam melhor com as tarefas administrativas da empresa.

O último é o empreendedor propriamente dito. Ele tem como característica a tomada de decisões, o direcionamento da organização e a elaboração de ideias originais. Identificar o seu perfil é importante, porque dificilmente uma mesma pessoa consegue desempenhar com eficiência os três papéis.

Reconhecer onde estão suas forças e fraquezas vai ajudar, inclusive, a decidir se um sócio é necessário e adequado para o negócio. Este deve sempre complementar o papel que você tem na empresa. Por tal razão, a nossa dica de como empreender com sucesso, neste caso, inclui encontrar o segmento que mais valorize as suas características pessoais.

Cada pessoa tem motivações, receios e prioridades quando está à frente de um negócio. Descubra mais a respeito dos perfis de empreendedor acessando o artigo em que apontamos um método para definir o seu perfil.

Dicas para identificar um bom negócio para você

Não são raras as boas oportunidades de negócios que passam despercebidas pelos empreendedores. De forma geral, isso ocorre não apenas por desatenção, mas também por falta de planejamento e monitoramento sistemático de tendências. Como evitar essa questão?

É bem simples: em primeiro lugar, é importante que o empreendedor analise qual ideia e/ou segmento melhor soluciona um problema ou uma situação. Se existe uma questão que afeta ou serve de barreira a pessoas de seu círculo particular, então é alta a probabilidade do mesmo fenômeno impactar pessoas desconhecidas. Nesse sentido, ofertar produtos e serviços que atendam a um problema pode se tornar uma excelente alternativa.

Após descobrir como fazer a diferença para a sociedade, é fortemente recomendado realizar pesquisas de mercado com o propósito de analisar os segmentos que estão em alta e os seus potenciais fornecedores e concorrentes. É imprescindível escolher uma área de interesse, de nicho considerável. Esse segmento deve estar alinhado ao perfil e aos desejos, receios e expectativas do empreendedor.

É importante que o investidor pense, desde logo, em um empreendimento interessante e viável para o seu público-alvo. Não é preciso que o seu negócio seja muito inovador no começo. Pelo contrário, ele pode partir de uma ideia simples, comum e, ainda sim, agradar, desde que seja gerido corretamente.

De acordo com um estudo da Comissão Nacional de Empreendedorismo dos Estados Unidos – citado pelo pesquisador indiano Soumodip Sarkar, em entrevista ao veículo Pequenas Empresas & Grandes Negócios – nove em cada dez pessoas bem-sucedidas com o empreendedorismo afirmam que a “execução excepcional de uma ideia ordinária” é a chave de ouro dessa atividade.

Essa ideia, bem como seus produtos e/ou serviços, deve estar em conformidade com os objetivos os quais o empreendedor deseja alcançar; e os preços, adequados ao valor que determinado item tem para o seu público-alvo.

O portfólio de um negócio precisa ser desenvolvido para atender a um mercado já existente, e não o inverso. Então, a nossa última dica é procurar por produtos que apresentam uma boa demanda, mas que não estão acessíveis para os consumidores ou que estão disponíveis, porém não são fornecidos de forma suficiente.

Para identificar a demanda do público, é aconselhável realizar um monitoramento periódico de tendências, isto é, atentar-se a movimentos incomuns no mercado que apontem para novos padrões de consumo. É uma tarefa difícil, por conta das constantes mudanças no mercado, mas que deve ser realizada, com certa frequência, para atingir os resultados desejados.

Se você não quer perder oportunidades de negócio, busque informações diretamente com o seu público-alvo em feiras, exposições, congressos e workshops. Acompanhe publicações sobre o segmento no qual atua. Monitore os seus próprios resultados. Essa atividade pode trazer informações relevantes sobre novos mercados, produtos e serviços.

Para medir o desempenho do seu empreendimento, utilize plataformas como o Google Analytics: elas comumente fornecem indicadores-chave, itens mais vendidos, ticket médio e, até mesmo, frequência de compra, dados que merecem ser explorados por você.

Um bom negócio demanda planejamento eficiente

Um bom plano de negócio é condição indispensável para uma empresa bem-sucedida, ou seja, você deve colocar tudo no papel e visualizar aonde quer chegar. Tenha em vista que o seu planejamento será um guia para estruturar o negócio e iniciar as suas operações.

Dentre as informações que encontramos no plano estão despesas, receita, número de funcionários, estratégia de vendas e assim por diante. Basicamente, você elabora um grande roteiro do que será realizado. Logo, podemos concluir que ele tem a função de minimizar os riscos do empreendimento.

Aqui, também existem algumas perguntas que ajudam a sanar a dúvida de como empreender com sucesso:

  • Qual será o valor total do investimento?
  • Quanto deve ir para o capital de giro?
  • Quais são os custos fixos?
  • Com quantas pessoas a empresa irá operar?
  • Quais são as funções exercidas pelos colaboradores?
  • O que eu posso fazer de melhor ou de diferenciado em relação à concorrência?
  • Como melhorar os resultados do negócio?

Além de maior segurança, só com um bom plano é possível fazer projeções orçamentárias, financeiras, operacionais e mercadológicas para determinado período (de dois a três anos, pelo menos), permitindo aos gestores estudar a viabilidade do empreendimento.

Você pode, inclusive, aproveitar esse documento em busca de incentivos financeiros. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) é uma das instituições que podem ser procuradas.

Quais cuidados tomar para que seja feito um bom negócio

Empreender com sucesso é uma tarefa difícil, principalmente no Brasil, mas não impossível. Requer atenção especial a pontos específicos, como burocracia, planejamento financeiro e adequação de objetivos e atitudes entre os envolvidos no negócio. Confira abaixo os cuidados que um você deve tomar ao tornar-se o próprio patrão.

  • Verifique se o empreendimento (seja ele uma academia, seja um salão de beleza, uma clínica, uma pousada, etc.) está localizado em um local apropriado para o desenvolvimento das atividades. Essa adequação envolve questões relacionadas à higiene, à saúde e ao zoneamento;
  • Solicite à prefeitura do município o alvará de construção e o de funcionamento;
  • Determine o horário de funcionamento do seu negócio;
  • Providencie o registro de um domínio na internet para promover o seu portfólio em sites e blogs e, assim, ganhar mais credibilidade;
  • Não misture assuntos particulares com profissionais e evite transtornos;
  • Avalie o perfil psicológico e comportamental dos potenciais sócios, bem como suas habilidades técnicas, antes de associar-se a eles. Não se esqueça de certificar-se se os objetivos dos acionistas estão alinhados aos seus;
  • Formalize a sua sociedade empresarial, por meio de contrato e estipulação de direitos e responsabilidades dos sócios, ainda que esses sejam membros da família;
  • Faça um planejamento financeiro sólido, a fim de facilitar a análise de custos fixos, custos variáveis, entradas e reservas;
  • Garanta a identidade do empreendimento, alinhando o atendimento ao cliente, as instalações, os equipamentos e os produtos e serviços. Todo bom negócio precisa de um padrão e boa reputação em relação aos clientes;
  • Busque assessoria técnica. Ao acompanhar casos de sucesso e ouvir dicas e opiniões profissionais especializados, você reduz a chance de cometer os mesmos erros de outras organizações.

Conheça de antemão os custos operacionais

Portrait Beauty Product Shop Manager

Ter um negócio próprio, não é um investimento barato. Só que a abertura, ou a compra, da empresa não encerra todo o valor que deve ser gasto na empreitada. Para começar, você precisa estar atento à reserva de emergência. Assim, não enfrentará apertos caso surjam gastos extras.

Lembre-se ainda, de que todo empreendimento deve passar por um período de maturação. É apenas quando este termina que ele começa a dar lucro. Outra dica para ficar bem preparado nos primeiros meses, é começar definindo os custos operacionais.

Em um restaurante, por exemplo, é quanto você tem que investir para entregar cada prato. Isso vai incluir os custos de produção, como a aquisição de insumos, e os gastos com pessoal. O fato, é que você precisa de recursos suficientes para operar sem ficar no vermelho.

Também é interessante avaliar onde é possível captar recursos e financiamentos para a sua empresa. Seja ela nascente, comprada ou franquia, essa é uma saída que confere suporte às finanças do empreendimento. Um bom negócio demanda ainda uma atenção especial ao fluxo de caixa (montante recebido e gasto pela empresa).

Muitas empresas acabam fechando nos primeiros meses, devido à falta de dinheiro para girar esse fluxo. Isso ocorre porque em alguns segmentos, o negócio pode levar até seis meses para tornar-se completamente sustentável. A saída está no capital de giro, uma quantia que é reservada para cobrir despesas enquanto o retorno não é suficiente.

Pulando etapas para ter o meu bom negócio

O negócio bom é aquele une planos consistentes, tecnologia, expertise e outros esforços para entregar valor aos clientes, suprindo as suas necessidades e expectativas. Porém, como reunir todos esses aspectos de forma eficiente?

Nossa resposta é: com muita dedicação e planejamento. Mas não só isso!

Em se tratando de pessoas mais maduras – que já possuem uma carreira consolidada, estabilidade financeira e tempo para investir, a tarefa pode tornar-se um pouco mais fácil, já que esse tipo de empreendedor conta com certas vantagens, decorrentes do seu momento de vida, e pode usar a sua bagagem para aproximar-se de seus objetivos.

Utilizar conhecimentos e experiências passadas, no entanto, não é a única forma de alcançar rapidamente bons resultados. É possível empreender com sucesso com a aquisição de uma empresa já consolidada no mercado.

Além de não haver necessidade de uma ideia inovadora para o negócio, essa opção poupa o empreendedor de inúmeros desafios ao longo da jornada, como a procura por um ponto comercial adequado e o treinamento de colaboradores.

Listaremos, ao longo do artigo, as principais vantagens da compra e da venda de empresas prontas. Continue a leitura!

Invista na tecnologia como aliada do seu negócio

Em plena era da informação, não podemos fugir à adoção de ferramentas tecnológicas para atingir o sucesso em um empreendimento, sobretudo, quando nos lembramos da competitividade elevada do mercado. Se você quer operar de forma eficiente e, ao mesmo tempo, atrair e fidelizar clientes, aposte na tecnologia.

Todo bom negócio, hoje, emprega ferramentas que ajudam na gestão, melhorando o controle financeiro e eliminando tarefas burocráticas e repetitivas. Alguns softwares oferecem até mesmo recursos para gerir o estoque do seu negócio. No fim das contas, o atendimento aos clientes é impactado positivamente pelos sistemas.

Isso acontece, porque a presença de recursos automatizados confere agilidade e precisão à tarefa. Juntos, esses fatores vão aumentar a satisfação do seu público, gerando reflexo direto no aumento das vendas. Outra dica importantíssima é aproveitar as mídias digitais para fazer a divulgação do seu negócio.

O marketing digital vem se tornando condição básica para quem deseja saber como empreender com sucesso. Afinal, é possível aumentar a visibilidade de uma empresa a baixo custo e ainda melhorar a relação com o público consumidor. Quem inicia um negócio precisa, sobretudo, ser encontrado na internet.

É nesse ambiente que o consumidor atual busca as primeiras informações sobre um produto ou serviço. Negligenciar esse fato é o mesmo que perder oportunidades valiosas. Em resumo: tenha um plano de marketing bem elaborado para conseguir transmitir a sua proposta de valor por meio da rede e conquistar mais clientes.

Aposte em uma empresa que já existe

Por fim, uma dica para empreender com sucesso é investir em empresas que existem. Esses são negócios que oferecem vantagens muito particulares. Em primeiro lugar, eles já possuem uma estrutura em pleno funcionamento. Graças a isso, o investimento inicial é reduzido, assim como os riscos ligados à instalação da empresa.

Outro ponto é que, por se tratar de negócios estabelecidos, eles já possuem uma clientela recorrente. Além do mais, o ponto onde funcionam encontra-se devidamente estabelecido. Na prática, esses detalhes significam que há menos riscos do que na abertura de uma nova organização. Por isso temos, na compra de empresas, uma boa forma de responder à questão sobre como empreender com sucesso.

O que importa é que, independentemente do caminho escolhido, não existem receitas prontas. Apenas etapas e cuidados para dar mais segurança ao processo. Esse é o objetivo das dicas listadas neste artigo.

Você está em busca de um bom negócio para chamar de seu? Então, aproveite para conferir um artigo da Quero Um Negócio sobre 6 dicas de como identificar uma boa oportunidade de empresa à venda.

As vantagens de quem opta pela empresa pronta

Se você deseja garantir certa estabilidade sem inovar muito, aposte em empresas que já existem no mercado, como as franquias. Elas são muito vantajosas e oferecem menores riscos, se comparadas aos negócios que são criados do zero.

Sem contar que é fácil encontrar boas ofertas, tanto na internet quanto no meio físico. Afinal, quem nunca se deparou com os avisos “restaurantes à venda” ou “vendo pizzaria”?

Listamos a seguir os principais benefícios:

  1. A carteira de clientes está consolidada, não havendo necessidade de prospectá-la, a menos que o mercado traga novas oportunidades;
  2. Os fornecedores são conhecidos, portanto já existe um relacionamento mais estreito e os produtos, provavelmente, já foram testados e aprovados;
  3. A infraestrutura do empreendimento já está amadurecida. E quando falamos dela não nos referimos apenas às instalações físicas, mas também aos colaboradores, aos equipamentos, às operações, aos produtos e serviços, às estratégias e à visão corporativa;
  4. Assim como os fornecedores, os pontos de melhoria e de crescimento da empresa também são conhecidos, possibilitando aos gestores analisarem as oportunidades (novos nichos e produtos, informatização, redução de gastos, aumento de receitas, etc.);
  5. A marca já está posicionada no mercado, o que favorece a manutenção de transações ou, em outras palavras, de ações rentáveis dos clientes;
  6. Os balanços e os demonstrativos da empresa, mantidos por uma auditoria confiável, são acessíveis e permitem ao comprador analisar se o empreendimento está no lucro ou no vermelho, bem como se esse pode vir a crescer e se tornar próspero;
  7. Não é preciso reunir muitos esforços para fazer um bom planejamento – se compararmos os esforços necessários para abrir uma empresa –, uma vez que os estudos de viabilidade já foram realizados e o know-how sobre determinada atividade já foi desenvolvido e absorvido.

Possíveis desvantagens

Assim como tudo na vida, existe sempre o risco de um empreendimento pronto apresentar também desvantagens para o comprador. Confira abaixo cada uma delas antes de decidir qual é o melhor investimento para você.

  1. Maior custo do investimento, que é alto porque envolve diferentes fatores: carteira de clientes, colaboradores e custos decorrentes de responsabilidade trabalhista;
  2. Menor liberdade de ação por parte do empreendedor, já que a infraestrutura (instalações, funcionários, processos, entre outros) está pronta;
  3. Desconfiança do comprador em relação às informações repassadas pelo vendedor, que podem não ser reais ou conter distorções;
  4. Atenção redobrada a aspectos específicos do negócio. É importante verificar se há dívidas a quitar, se as licenças e autorizações estão em dia e se o empreendimento está localizado em um local onde é permitido operar;
  5. Dificuldade de mudar os maus hábitos dos funcionários e a imagem da empresa, caso essa esteja manchada;
  6. Necessidade de adaptar o seu modo de administrar o negócio às expectativas dos clientes, colaboradores e fornecedores em relação a processos, produtos e serviços. É essencial que as novas estratégias estejam alinhadas ao que era praticado na gestão anterior;
  7. Maior possibilidade de acomodação do empresário, uma vez que esse tende a manter tudo o que era feito antes, sem realizar ajustes para buscar melhorias.

Franquia é um bom negócio?

Como vimos, comprar ou vender empresas prontas pode ser um bom negócio, desde que esses estejam adequados aos objetivos e às expectativas do empreendedor. É aí que o sistema de franquias ganha destaque.

As franquias, ou franchising, talvez sejam a modalidade mais tradicional de empreendedorismo. Ela consiste em uma estratégia, amplamente utilizada em administração, cujo propósito é passar o ponto, isto é, transferir um modelo de operação para outro ponto comercial (com autorização do detentor, é claro!).

Um estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) demonstra o crescimento contínuo do mercado de franquias no país, de julho a setembro de 2018. Segundo os dados levantados, a modalidade movimentou cerca de R$ 44,7 bilhões, o que corresponde a um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2017. A tendência é que esse número cresça consideravelmente nos próximos anos.

Qual é a receita para o sucesso das franquias? A compra e o repasse de franquias não têm uma fórmula pronta, mas oferece aos empreendedores inúmeros benefícios. Além de ser um investimento menos custoso, o franchising é uma excelente alternativa para aqueles que desejam ter um negócio mais estável, sem a preocupação de inovar muito.

Isso porque são consideradas formas mais seguras de empreender, devido aos direitos e às obrigações a serem cumpridas na relação franqueador-franqueado. O sistema funciona assim: o franqueador transfere a “licença” de seus produtos e serviços, o seu conhecimento e a forma de gerenciamento do negócio; cabe ao franqueado investir na marca, já consolidada, assumir os riscos da operação e transferir recursos para o primeiro.

Foque o essencial e se capacite

Um bom negócio vai exigir foco do empreendedor, especialmente se o capital disponível for limitado. Em todo caso, é necessário priorizar as áreas em que será necessário maior investimento inicial. Será na compra de máquinas? Na reposição de estoque? A dica é focar aquilo que agrega valor mais imediato ao negócio.

Outra recomendação é se dedicar àquelas tarefas que você consegue desempenhar por si mesmo. Em um primeiro momento, pode ser mais vantajoso do que a contratação de um funcionário. Essa é, também, uma oportunidade para entender na prática os processos e o funcionamento da empresa como um todo.

À medida que o negócio crescer, você poderá delegar as funções para outros profissionais e se dedicar à parte estratégica. A menos, é claro, que o seu perfil seja de um operador, como vimos anteriormente. Aliás, se você quer saber como empreender com sucesso, não deixe de se capacitar, seja presencialmente ou por meio digital (cursos, e-books, webinars e oficinas).

Empresários preparados e com as habilidades adequadas estão mais aptos a tirar o melhor dos seus negócios. Significa, assim, que informação e conhecimento são fundamentais para aproveitar oportunidades e gerir adequadamente uma empresa. O segredo é desenvolver um equilíbrio entre os conhecimentos técnicos e gerenciais.

Conclusão

Como vimos, empreender vai muito além de comprar ou colocar um negócio à venda. A atividade requer estudo, dedicação e comprometimento. Não basta ter vocação, boas ideias e paixão pelo segmento escolhido. É necessário ir muito além!

É preciso ter capacidade de iniciativa, planejamento e reconhecimento contínuo de oportunidades, assim como uma postura de mudança e responsabilidade para melhorar a sociedade. É uma tarefa árdua, mas promissora, se executada de forma adequada.

De nada adianta mergulhar de cabeça, comprando ou abrindo uma empresa, se não conhece com profundidade o que deve ser feito, como deve ser feito e para quem deve ser feito. Isso não o ajudará a gerir o seu negócio, muito menos mantê-lo por muito tempo.

Deseja se tornar um empreendedor adquirindo ou vendendo seu estabelecimento comercial? Nós, do Quero Um Negócio, queremos ajudá-lo nessa empreitada!

Somos uma plataforma ágil e confiável, criada com o objetivo de compra e venda de empresas. Oferecemos a compradores e vendedores de todo o país um local adequado para anunciar e comprar com segurança. Tudo isso com base no seu perfil e nas suas necessidades.

Gostou do artigo? Então, acesse o nosso site para ler outros conteúdos úteis e relevantes sobre o universo dos negócios. Empreender com sucesso nunca pareceu tão fácil, não?!


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