Auto Center à venda: por que investir no ramo automotivo é um bom negócio?

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Vale a pena investir num auto center à venda? Como se encontra o mercado para quem deseja ingressar no ramo automotivo?

Um dos sonhos de muitos brasileiros é ter um carro ou uma moto. E apenas em 2019 a venda de veículos novos teve um aumento de 8,65%, de acordo com relatório divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Esses números são os melhores para esse setor em 5 anos.

E com mais automóveis circulando pelas ruas, problemas também podem surgir e os auto centers são essenciais. Mas esses centros automotivos não são essenciais apenas para reparos, mas também para manutenções preventivas, entre outros procedimentos aos veículos.

Podemos concluir que, conforme há um aumento na venda de carros e motos, então há um aumento na procura por serviços de check-up e manutenção desses veículos.

É por isso que investir nesse ramo é uma ideia de negócio bastante lucrativa. Mas se você ainda não está convencido, então veja a seguir outras vantagens de investir num auto center à venda.

Sempre haverá trabalho

Como mencionamos aqui, um auto center oferece serviços de reparo, manutenção e procedimentos preventivos. Assim, serviços não faltarão para sua oficina.

É importante não apenas pensar nos donos de veículos recém-adquiridos, mas focar nos mais antigos também. Se você pensar por esse modo, reforça-se a ideia de que sempre haverá trabalho.

Muitos donos de veículos, se não precisarem de um reparo, precisarão realizar um checkup ou mesmo uma manutenção preventiva ao menos uma vez ao ano, caso queiram evitar que algum problema surja, por exemplo. Assim, sempre haverá trabalho para o dono de um centro automotivo.

Possibilidade de atuação mais abrangente ou específica

Uma outra coisa importante de mencionar é que você pode escolher o foco no seu centro automotivo.

É possível adquirir um auto center à venda maisespecializado, uma oficina multimarca ou uma oficina mecânica.

Vamos entender melhor sobre cada uma dessas opções a seguir.

Uma oficina especializada, um auto center especializado, consiste num local onde se trabalha com uma marca em específico. Assim, nesses locais oferece-se um serviço de qualidade superior e os profissionais tem um conhecimento mais elevado e, geralmente, mais anos de atuação.

Já no caso da oficina multimarca, essa consiste num local onde se trabalha com diferentes fabricantes e são oferecidos serviços e peças exclusivos para determinadas marcas.

Enquanto isso, a oficina mecânica trabalha com serviços de modo geral, tais como reparos, manutenções, checkup, manutenção preventiva, etc. A exemplo disso podemos citar serviços como troca de óleo, troça de peças, lubrificação, reparo e instalação de alarmes, travas, som, etc. Essas oficinas atendem todas as marcas de automóveis e oferecem um serviço mais geral.

Mais vantagens através da confiança

Adquirir um centro automotivo à venda que tenha uma boa reputação te trará ainda mais vantagens.

Se o dono anterior fez um bom trabalho, se seus funcionários realizaram um serviço do agrado dos clientes, então, além de você adquirir um negócio já com clientes fidelizados, ainda terá a vantagem da confiança, pois seu negócio é bem visto no mercado. E isso te ajudará a atrair mais clientes.

Pesquise bastante sobre o centro automotivo antes de pensar em fechar negócio.

Contar com profissionais com expertise

Claro que não poderíamos deixar de mencionar o fato de você contar com profissionais capacitados. E essa é uma das grandes vantagens de adquirir um centro automotivo ao invés de montar um do zero.

Você terá uma equipe que já conhece os processos operacionais do auto center, que já conhece os clientes, que já tem um padrão de atendimento e de realização de serviços que os clientes aprovam.

É por isso que é importante verificar isso quando for procurar algum auto center à venda. Pesquise bem sobre como os profissionais realizam os serviços, procure pelas avaliações dos clientes, etc.

Num auto center é importante ter profissionais qualificados, que saibam o que estão fazendo, entendem o problema a fundo.

Contar com equipamentos profissionais

Quem vai adquirir um centro automotivo levará também, é claro, os equipamentos que ali estão. Assim, você não terá que investir em nada mais nesse sentido.

Os equipamentos de um centro automotivo costumam ter um valor não muito barato. Então contar com equipamentos (e ferramentas) em boas condições é uma grande vantagem.

Mas antes de ficar empolgado com a ideia, analise a qualidade e o estado dos equipamentos. Pode ser que numa dada altura haja a necessidade de fazer a manutenção ou mesmo a troca de equipamentos. Então, você não quer ter um custo elevado tão cedo, não é mesmo?

Possibilidade de inovar

Com o mercado automobilístico em constante atualização, então é possível inovar e conquistar mais clientes. Um exemplo disso é o surgimento dos centros automobilísticos móveis, onde os mecânicos vão até a empresa quando essa não consegue transportar uma frota de veículos para a oficina, por exemplo.

Por isso que uma das qualidades essenciais de todo e qualquer empreendedor é pensar fora da caixa. Pense fora da caixa em qualquer tipo de negócio.

A possibilidade de começar com uma empresa pronta ou adquirindo uma franquia

Também, além de adquirir um auto center à venda, você pode ainda adquirir uma franquia. Essa seria a oportunidade de abrir um negócio tendo um plano já organizado, começar com um investimento mais baixo e, claro, poder trabalhar com uma marca que já é conhecida.

Assim, as suas chances de sucesso com um auto center à venda são ainda maiores no caso de uma franquia. E isso por conta de toda a organização do sistema e a credibilidade que você terá com ele.

Outra coisa sobre adquirir uma franquia é que você ainda contará com assessoria para implantação do seu auto center.

Importante: não deixe de observar esses itens

Como você viu aqui, investir num auto center à venda é uma excelente ideia de negócio. Mas é importante também observar alguns elementos.

O primeiro deles é que você deve se informar com o proprietário atual quanto a existência de processos judiciais por parte de clientes, funcionários ou mesmo parceiros.

Jamais aposte num negócio que tenha algum processo na justiça. Você corre o risco de ter prejuízos enormes e até mesmo ver o negócio fechar as portas em seguida.

Outro coisa ligada a isso é analisar os contratos: contrato de aluguel, contrato com outras empresas, etc. Analise cada uma das cláusulas existentes e o que acontece se alguma não for respeitada. É importante contar com o auxílio de um advogado nesse momento.

Veja as condições das instalações, dos equipamentos, etc. Tudo isso evitará que você tenha problemas mais tarde (ou mais cedo).

E, ainda, um ponto essencial é verificar junto a um contador os demonstrativos contábeis do centro automotivo que vai adquirir. Isso é essencial para entender como anda a saúde financeira do negócio e identificar problemas persentes e futuros.

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