Aquisição de empresas: saiba como funciona e principais cuidados

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O empreendedorismo é uma vertente que vem crescendo expressivamente no Brasil. Os motivos para a consolidação do empreendedorismo são variados, como o desemprego latente, o mercado cada vez mais saturado e a vontade dos trabalhadores em tomar as rédeas de suas respectivas vidas profissionais.

Neste contexto, existem variadas opções para quem deseja empreender. Entre elas, encontra-se a aquisição de empresas. Tal investimento consiste em adentrar em uma organização já atuante no mercado, possibilitando ao empreendedor investir em um segmento já consolidado.

Contudo, ações desta natureza necessitam de conhecimento prévio antes de serem adotadas. Afinal, antes de realizar uma negociação de tamanha magnitude é preciso conhecer as vantagens e os riscos.

Entenda o que é a aquisição de empresas, como funciona na prática, além dos benefícios e precauções que devem ser adotados em tal negociação.

Como funciona a aquisição de empresas?

Trata-se de uma negociação em que uma empresa adquire outra. Ou seja, uma empresa detém o controle acionário de outra. Normalmente, tal situação ocorre entre empresas que atuam no mesmo segmento de mercado, mas exceções sempre existem. Pode ser que se trate de uma situação estratégica, visando prospectar um público mais diversificado.

Neste processo de aquisição, uma das empresas permanece, mas não significa, necessariamente, que a outra será extinta. Isso fica a critério dos envolvidos. Normalmente, a aquisição de empresasocorre em um contexto no qual uma empresa maior compra outra empresa de destaque, porém menor. Tal aquisição também é flexível, no sentido de que pode ser uma compra parcial ou total do empreendimento.

Este tipo de negociação visa um crescimento de determinado empreendimento. Parte de uma perspectiva que investir em um negócio já consolidado é mais seguro do que assumir algo do zero, lidando com todas as burocracias e incertezas de uma nova empresa.

As aquisições podem ser amigáveis ou hostis. As aquisições amigáveis são aquelas que ocorrem quando responsáveis pela empresa a ser adquirida apoiam a ação, enxergando oportunidades em tal negociação.

Aquisições hostis são aquelas em que a compra ocorre em uma situação arbitrária. Ou seja, em que a administração da empresa adquirida não apoia a negociação. Aquisições, no que concerne ao mundo das organizações são recorrentes, os exemplos são inúmeros. É uma estratégia normalmente certeira, uma vez que possui riscos menores por investir em um terreno seguro.

Benefícios de adquirir uma empresa

Os motivos para investir na aquisição de empresas são variados, entre eles a redução de custos, a sinergia de mercado, participação mais expressiva no mercado, entre outros.

Por se tratar de uma marca já consolidada no mercado, a aquisição de empresasnão costuma encontrar muita resistência para garantir rentabilidade. Isso ocorre porque se trata de um empreendimento reconhecido e com uma imagem favorável.

Sem contar que o empreendimento adquirido normalmente já possui um nicho, partindo do pressuposto de que a empresa adquirida atua no mesmo ramo da empresa que a adquiriu.

Pensando estrategicamente, o processo de aquisição de empresastende a ser algo valioso, tendo em vista que quando uma empresa consolidada adquire outra empresa também bem colocada, a tendência é que a sinergia de ambas configure um empreendimento forte e com o melhor dos dois negócios.

A redução de custos é outro fator crucial para considerar um processo de aquisição. Com base na perspectiva de que duas empresas viram uma, o custo operacional diminui e o trabalho é otimizado. Sem contar que o “novo” negócio inicia com uma estrutura mais completa e fortificada.

Outro fator é que os contatos da empresa adquirida tendem a permanecer, em caso de atuação no mesmo nicho, dessa forma, assegurando a qualidade e diminuindo os custos com insumos.

Uma vez que a empresa adquirida possui sua base de clientes sólidos, a base de clientes é expandida. Isso reflete diretamente na concorrência, que é notoriamente reduzida, além de maior poder de barganha.

Estrategicamente, também, a junção de dois empreendimentos configura algo financeiramente benéfico, visto que, unidas, as empresas terão maiores recursos para investir em melhorias e estratégias visando ascender.

Fatores que precisam ser levados em conta na aquisição de empresas

Como visto anteriormente, a aquisição de empresas traz diversos benefícios para um empreendimento. Contudo, é preciso prudência e conhecer também os riscos referentes a esta ação no que concerne ao mundo das organizações.

Adquirir um empreendimento já consolidado pode ser algo extremamente benéfico, mas também pode trazer algumas dores de cabeça se não for feito com bastante precaução.

Por exemplo, uma empresa estabelecida assim como traz uma parcela de público cativo e expertises bem-vindas para somar na força de trabalho, também pode vir com pendências e problemas estruturais crônicos.

O planejamento estratégico para a aquisição de um novo empreendimento deve ser extremamente meticuloso, com o gestor – ou gestores – informado acerca dos possíveis riscos ao realizar a sinergia entre as organizações. Um advogado com experiência de atuação neste segmento é imprescindível em todas as etapas desta negociação.

O profissional especializado deve analisar todos os aspectos estruturais e burocráticos do negócio a ser adquirido, verificando se a empresa está em dia com os impostos, dívidas trabalhistas, entre outras peculiaridades que podem configurar uma dor de cabeça futura.

O advogado também é fundamental no que concerne às cláusulas do contrato. Tais cláusulas são elementos vitais para tal transação.

O valor de mercado é outro ponto que deve ser tratado minuciosamente. Afinal, é preciso se resguardar de que a empresa realmente agregará para o crescimento planejado. O preço de mercado é algo flutuante, visto que este passa por constantes oscilações.

É necessário averiguar as concessões e os contratos do empreendimento em questão. Para tanto, é preciso analisar detalhadamente a rentabilidade do negócio, dessa forma dimensionando qual o verdadeiro valor de mercado da empresa a ser incorporada.

Um processo de aquisição de empresas é algo que muda toda uma rotina e funcionamento. É imprescindível que os gestores preparem os colaboradores para uma nova configuração na organização.

Conheça nossos serviços

Acesse nossa página para conhecer melhor os nossos serviços. Conheça também o nosso blog com vários conteúdos postados acerca do mundo corporativo. Entre em contato com nossa equipe.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook