Após o período de quarentena, vários empresários decidem vender seus restaurantes

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Impactos do coronavírus nos restaurantes já foi sentido e seus efeitos devem se estender por algum tempo. De acordo com o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio, apenas na capital carioca, 10% dos bares e restaurantes fecharam permanentemente. Ao todo, esse número representa por volta de 1.000 estabelecimentos.

Além disso, existem as mudanças no longo prazo. Um dos mais populares modelos do Brasil é self-service, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, indica que esse modelo deve sofrer mudanças, de modo a trazer mais segurança. Segundo o Sebrae, o modelo apresenta 60% do mercado, em algumas cidades, especialmente as pequenas.

Diante desses quadros, muitos empresários optam por vender seus restaurantes. Especialistas da Quero um Negócio, aproveitam para dar algumas de como ter mais sucesso na venda.

Vender é uma opção

Enquanto os números deixam claro que fechar as portas é um caminho, especialistas lembram que vender também pode ser uma opção interessante. Existem aqueles que querem aproveitar para fazer um investimento nesse momento, e comprar um restaurante pode ser uma boa ideia. Por exemplo, o novo dono pode mudar o foco para o delivery.

Dentro das vendas, existe muita opção. É possível apenas vender o estoque, de modo a trazer mais capital de giro para quem quer apenas passar a crise. Especialistas recomendam bastante cuidado com essa prática, pois é improvável que o dono consiga vender pelo valor integral.

Vender o restaurante ou passar o ponto?

Especialistas também lembram que existe uma diferença entre vender o restaurante e apenas passar o ponto. Como existe muito interesse em vender nesse momento, é natural que surjam algumas dúvidas.

Ao vender o restaurante, o dono está renunciando a tudo, ou seja, nome, marca, estoque e tudo mais que o cerca. Para quem compra, é uma vantagem reter uma marca que já pode ser conhecida na região.

Já passar o ponto, é apenas vender o ponto comercial, ou o direito de usá-lo. É uma opção que pode valer um bom dinheiro, mas que perdeu um pouco da sua força. Afinal, o fluxo de pessoas está um pouco prejudicado, por conta da pandemia.

Por outro lado, é possível fazer ótimos negócios nesse momento. Uma vez que a pandemia passe, o ponto pode se valorizar bastante.

Recolha toda a informação possível sobre o restaurante

Para quem quer vender, os especialistas da Quero um Negócio reforçam a importância de trazer informação para os interessados. A ideia é despertar seu interessante, deixando claro que estão fazendo um bom negócio.

É preciso trazer um conjunto de informações financeiras, como receitas, despesas, margem de lucro, voltando meses e até anos, sempre que possível. É natural que o quadro não seja o ideal em um momento de pandemia.

Contudo, se o vendedor apresentar que o histórico do estabelecimento é positivo, certamente vai atrair mais atenção para seu restaurante. Pode vender por um preço melhor e até criar uma certa competição por ele.

Vender restaurante é uma alternativa que pode ser bem interessante para os dois lados, em um momento de crise. Contudo, é necessário ter alguns cuidados para fazer o processo da maneira correta e evitar dores de cabeça.

Conheça a empresa: queroumnegocio.com.br

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