Anúncio de venda de empresa: 8 dicas para criar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Sabendo como fazer um bom anúncio de venda de empresa, suas chances de atrair os compradores certos aumentará.

Do mesmo modo que é importante saber como anunciar seus produtos e serviços para atrair clientes, na hora de colocar seu negócio para venda, é necessário saber como descrevê-lo para os possíveis compradores terem interesse na aquisição.

E existem alguns pontos que são extremamente importantes para se atentar a fim de criar um bom anúncio. Por isso trouxemos 8 dicas para te ajudar com isso.

1 – Levantamento de informações

O primeiro passo para a venda de empresa é fazer um levantamento de informações.

O que destaca sua empresa? O que faz com que os compradores queiram fazer negócio com você, queiram adquirir seus produtos e serviços, retornem e até mesmo indique amigos e conhecidos?

Fazer um levantamento sobre essa e outras informações te dará um norte. Assim você saberá destacar seus pontos fortes no anúncio e, claro, quais pontos deverá destacar. 2 – Sem informações demais

Ao criar um anúncio de venda de empresa, nunca insira informações que sejam confidenciais da empresa, tais como: fluxo de caixa, salário dos funcionários, fornecedores e valores de aquisição de mercadorias, etc.

Essas informações devem ser passadas depois de entrar em contato com o possível comprador e ter assinado um documento que trata-se de um acordo de confidencialidade, onde o comprador se compromete a não usar as informações para outra coisa que não seja saber mais sobre a empresa.

Você pode mencionar sobre o faturamento anual e até mensal, sobre o histórico desse faturamento (se for algo crescente), como seu negócio tem se comportado diante de crises, quais as expectativas/previsões para o futuro, etc.

3 – Sem informações de menos

Mas também, ao criar um anúncio de venda de empresa, nada de poucas informações.

Um anúncio assim pode acabar afugentando um possível comprador e até mesmo deixá-lo desinteressado em saber mais sobre seu negócio.

Quando se cria um anúncio de modo profissional, isso transmite também ao comprador uma maior segurança sobre a sua empresa.

Tire tempo para poder criar um anúncio que seja claro e detalhado: com informações sobre localização, sobre o estado da empresa, se existem equipamentos e máquinas, há quanto tempo o negócio está no mercado, sobre a área, etc.

Se você estiver vendendo sua empresa por completo, deixe isso claro, se estiver vendendo apenas algum setor dela, descreva isso também.

Também, uma coisa importante aqui é que você seja específico, mas não exagere nas informações.

4 – Quais equipamentos, móveis e maquinários a empresa possui

Outra coisa importante para deixar informado no anúncio de venda de empresa é sobre os equipamentos: móveis, equipamentos de escritório, máquinas, etc., informe sobre o que o comprador terá ao adquirir sua empresa.

Por exemplo, no caso de estar vendendo uma lanchonete, informe se a mesma possui cozinha equipada e quais os equipamentos disponíveis, sobre os móveis, etc.

Essa é uma informação simples, mas que é extremamente importante para o comprador e faz toda a diferença na hora da venda.

5 – Fotos são importantes

No caso de você criar um anúncio de venda de empresa através da internet, é extremamente importante publicar fotos da sua empresa. Assim o comprador pode conhecer mais sobre as instalações e isso também aumenta o interesse dele por conhecer mais sobre o negócio.

Tire fotos com boa qualidade tanto da parte interna quanto externa da empresa. Lembre-se de que uma imagem tem a capacidade de chamar a atenção. Um anúncio com muitas fotos realmente pode fazer a diferença.

E assim também é uma forma de fazer o comprador conhecer melhor o espaço, as instalações, antes de estar lá. Tire fotos de cada um dos espaços, mesmo que seja apenas uma ou duas. 6 – Informe a localização da empresa

Descrever a localização da empresa à venda pode te ajudar a ser encontrado pelos compradores certos.

Nesse caso, se existir alguma referência no local (algum estabelecimento renomado, por exemplo), use isso a seu favor. Alguns exemplos de como você pode fazer isso:

“Vendo pet shop em São Paulo, localizado em local estratégico e ao lado do ‘estabelecimento tal’ e em frente a ‘x lugar’.”

Também, se brevemente algum estabelecimento renomado for inaugurado no local, deixe isso descrito também. Por exemplo: “daqui a ‘x meses’ será inaugurada a ‘loja y’ de frente a empresa ou nas proximidades”.

Uma outra coisa importante na hora de criar um anúncio de venda de empresaé usar palavras-chave para que ele seja encontrado por pessoas que busquem por um negócio em determinado estado, cidade, et. Por exemplo: Pet shop à venda em São Paulo, vendo Pet shop em SP, etc.

Quem procura um pet shop a venda nessa cidade se deparará com o seu anúncio.

7 – Sobre o título do seu anúncio

Um dos elementos que merecem grande atenção na hora de criar um anúncio para venda de empresa é o título. Veja dois exemplos abaixo:

– Vendo uma empresa com ótimo faturamento;

– Restaurante à venda no Rio de Janeiro (ponto comercial próprio);

Qual dos dois títulos você julga ser melhor?

Obviamente o segundo título possui uma melhor apresentação sobre o que é a empresa à venda (e já atrairá os compradores interessados em adquirir um negócio desse tipo) e até apresenta um benefício que é um ponto comercial que também pertence ao vendedor.

Claro que há como fazer algo ainda mais elaborado e chamativo, mas a ideia aqui é mostrar que cada elemento no seu anúncio deve ser bem pensando.

Para criar um título chamativo e que atrairá as pessoas certas, você pode usar também a mesma estratégia abordada na dica anterior: usar palavras-chave. As palavras-chave são os termos mais buscados pelas pessoas na internet e elas te ajudarão a fazer seu anúncio ser melhor posicionado no Google.

8 – Outras informações importantes

Outras informações que também são importantes para a venda de empresasão:

– Se houver clientela fidelizada, não deixe de mencionar isso;

– Informar o motivo da venda da empresa (opcional);

– É também importante informar se o espaço é alugado ou do proprietário da empresa;

– É possível informar no anúncio de venda de empresa valores como de IPTU e condomínio, etc.;

– Se você estiver vendendo uma franquia, descreva sobre a franqueadora e sobre o estado do negócio (equipamentos, estrutura, localização), etc.;

– Informe se a empresa possui documento regulatórios (isso no caso de empresas que precisam ser certificadas por órgãos como a ANVISA, por exemplo).

Há ainda outras informações, mas isso dependerá do tipo de negócio. No mais, essas informações e as outras abordadas anteriormente já serão suficientes para criar um bom anúncio de venda de empresa.

Anuncie sua empresa com a gente

Para você que pretende vender sua empresa, a Quero Um Negócio pode te ajudar.

Em nossa plataforma você pode criar seu anúncio e conseguir que compradores de vários estados e cidades do Brasil o encontrem. Usando as dicas que citamos aqui, você ainda pode deixar seu anúncio otimizado e garantir maiores chances daquele comprador ideal te encontrar.

Se quiser saber mais sobre nossa plataforma exclusiva para venda de negócios, basta ACESSAR AQUI. Nós fazemos a intermediação entre compradores e vendedores de maneira segura e transparente.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook