7 erros para evitar quando vender uma empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vai vender uma empresa? Então você precisa evitar esses 7 erros aqui se quiser ter êxito.

Para vender um negócio, é necessário realizar uma preparação com anos de antecedência e também ter capacidade para saber lidar com uma transação complexa como essa.

Mas, como boa parte dos donos de empresa não dispõem de experiência na venda de um empresa, então é comum que eles cometam muitos erros. E a seguir estão alguns dos principais que você precisa evitar para fechar um bom negócio.

1 – Não organizar a parte financeira do negócio

A organização das finanças é uma das etapas mais essenciais na hora de vender uma empresa.

Mas isso é algo que deve ser feito com 1 a 2 anos de antecedência. Essa organização também ajuda na hora de definir um valor para o seu negócio.

Aqui cabe a ajuda do seu contador de confiança para organizar demonstrativos financeiros como fluxo de caixa, balanço patrimonial, entre outros. Esses documentos também serão uma prova ao seu comprador sobre a saúde do negócio e, ainda, mostrarão se ele realmente é lucrativo.

Uma dica aqui é que essa organização dos demonstrativos deve ser feita já desde a abertura do negócio. Você nunca sabe quando receberá uma oferta atraente por sua empresa.

2 – Não aprender sobre o processo de venda antes

Mesmo que você deixe a venda nas mãos de um corretor de negócio, é necessário entender como ela funciona. Pois você também pode (e deve) atuar para vender o negócio e não contar apenas com esse profissional.

Quem melhor do que você para destacar as qualidades do seu negócio à venda? Quem melhor do que você, que entende sobre o funcionamento dele?

E com você atuando juntamente com o corretor, as chances de encontrar o comprador ideal aumentam. Assim, entenda sobre o processo de venda, terminologias, etc.

3 – Estabelecer um preço sem fazer uma avaliação

Um dos erros mais comuns ao vender uma empresa é colocar um preço sem antes avaliar o negócio. Essa decisão te coloca em grande desvantagem, pois você está anunciando sua empresa à venda sem saber seu real valor.

Jamais anuncie sua empresa sem antes saber o quanto ela vale. Isso afeta até mesmo na hora de negociar um valor de maneira estratégica, apresentando os pontos fortes do negócio, pois você não saberá definir isso.

Em suma, a falta de avaliação da empresa pode te fazer anunciar seu negócio à venda por um valor além do que ela vale, acima do seu valor de mercado, ou pedir algo abaixo do que seria um valor ideal para ela.

4 – Apressar o processo de venda

Outro erro comum é querer apressar o processo de venda. Fazer isso causa problemas como vender seu negócio por um preço muito baixo ou incitar incertezas no comprador.

Se um comprador sentir que você está querendo vender a empresa rápido demais, isso pode fazer ele pensar que as coisas não vão bem ali. Nesse caso, ele pode sentir também um certo desespero e realizar ofertas muito baixas.

Como falamos aqui antes, o processo de venda é algo demorado, tanto que ele deve se iniciar com, no mínimo, 1 ano de antecedência.

5 – Esquecer de definir o motivo de querer vender a empresa

Saber por que quer vender uma empresa é importante tanto para apresentar a razão ao possível comprador, quanto também para conseguir destacar os pontos fortes e tratar dos pontos fracos da empresa.

Saber por que quer vender seu negócio ajuda a dar mais confiança ao seu comprador. Um exemplo seria ele notar mudanças estranhas em sua atitude ao questionar o motivo da venda e isso lhe levantar preocupações.

Há casos em que um empresário quer vender a empresa por conta de dívidas ou falência, é por isso que os compradores estão atentos a essa questão.

Caso o comprador note insegurança de sua parte, então eles podem achar que você está sendo desonesto. Assim, a percepção de valor sobre sua empresa pode cair diante do mercado.

6 – Esquecer do sigilo no processo e de venda

Uma outra coisa importante é manter o sigilo ao longo do processo de venda. Esse sigilo evita que notícias prejudiciais caiam nos ouvidos de clientes e funcionários, tais como que a empresa está falindo, por exemplo.

Imagine que informações sobre sua empresa vazem e gerem rumores de que seu negócio não vai bem. Sabe o que isso causará? Não apenas problemas para conseguir um comprador, mas também afetará o desempenho do negócio, gerando incertezas no mercado quanto ao que ele oferece.

Na hora de negociar a empresa, lembre-se de fazer um contrato de confidencialidade. Esse contrato garante que o possível comprador não vazará informações sobre o negócio.

7 – Querer fazer tudo sozinho

Lembra do nós que falamos no começo do artigo? A venda de uma empresa requer capacidade para lidar com transações complexas. É por isso que querer fazer isso sozinho é um grande (e grave) erro.

Vender um negócio é algo demorado e que exige muito trabalho. Por isso que a ajuda precisa vir de dentro da própria empresa, com seus gestores, etc., atuando para o melhor desempenho do negócio, e também do corretor de negócios que buscará as melhores propostas de compradores.

Mas não se esqueça de acompanhar sempre ambos, garantindo que eles o manterão a par de tudo o que acontece. Com um bom corretor você consegue isso e ainda manter o sigilo ao vender uma empresa.

Em suma: mesmo que você conheça e tenha paixão pelo negócio, não terá a experiência que um corretor possui para negociações de compra e venda de empresas.

Essa não é uma negociação comum como a venda de produtos ou serviços, lembre-se disso. Pode ser que sentimentos pessoais seus acabem interferindo na transação, mas o corretor lida com a venda de forma não emocional.

Mas ao mesmo tempo, sua experiência com o negócio é fundamental para ajudar o corretor a destacar os atrativos do negócio.

Dicas importantes para vender uma empresa

Aqui algumas dicas essenciais para vender sua empresa:

– Treine sua equipe para saber atuar no negócio sem que você esteja ali (isso ainda gerará mais valor para o negócio);

– Veja se todos os acionistas estão de acordo com a venda do negócio;

– Planeje o processo de vendapara que tudo corra bem e você não perca valor ao longo dele;

– Liste se existem dívidas ou empréstimos em nome da empresa;

– Negocie equipamentos e ferramentas ao vender uma empresa;

– Caso o espaço seja alugado e você já tenha adiantado alguns meses de aluguel, não se esqueça de negociar esses valores também;

– Não negocie somente com um comprador, mas tenha outras opções para escolher a oferta mais viável e quem cuidará bem do negócio que você construiu.

Outra dica é saber em que plataforma anunciar sua empresa à venda. Mas aqui você pode contar com a expertise, segurança e reconhecimento da Quero Um Negócio.

Nossa plataforma é uma das maiores do Brasil com foco em compra e venda de empresas. E trabalhamos exclusivamente com isso.

Aqui você pode anunciar por conta ou ter nossos consultores encontrando as melhores propostas para você. Quer saber mais? Então acesse nosso site aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook