6 passos para fazer um bom negócio ao comprar uma empresa

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Efetuar a compra de uma empresa em ativa no mercado é uma ótima opção para quem deseja lucrar, mas não dispõe de tempo suficiente para criar um novo negócio. Existem diversas empresas disponíveis para compra, dos mais variados setores, e é preciso atenção no momento de escolher o futuro empreendimento.

Uma empresa em alta no mercado implica em menor risco para o empreendedor, pois conta com clientes fidelizados, funcionários alinhados aos objetivos, estabilidade comercial e boa reputação de marca. Apesar de todos os pontos positivos, é fundamental que o interessado esteja atualizado sobre como fazer um bom negócio ao comprar uma empresa, evitando frustrações e prejuízos desnecessários.

Além disso, como qualquer aquisição de grande porte, o empreendedor deve estar atento às eventuais armadilhas e distrações, sabendo exatamente o que priorizar ao comprar uma empresa já existente. Para entender melhor sobre o assunto, confira 6 passos para comprar uma empresa e aproveitar seu potencial de geração de lucro:

1 – Procure avaliar suas principais habilidades com o setor desejado

Ao escolher o setor para adquirir sua futura empresa, é interessante avaliar quais são as habilidades com o tema. É mais proveitoso que o dono tenha pleno conhecimento do produto ou serviço oferecido, para que possa identificar as oportunidades de negócio com maior facilidade. O futuro dono deve considerar as seguintes questões:

  • Se está disposto a trabalhar nos horários de pico do setor;
  • Se possui as habilidades necessárias para desenvolver e lidar com determinado setor;
  • De que forma garantirá o sucesso da empresa;
  • Quanto de capital tem intenção de investir no negócio adquirido.

2 – Saiba exatamente os motivos pelos quais o proprietário pretende vender a empresa

Inúmeros motivos podem levar um empresário a vender seu próprio negócio. Sejam eles bons ou ruins, o futuro dono deve promover a conversa e descobrir exatamente por quais razões o proprietário tomou a decisão de venda.

O importante é não ser pessimista, afinal, muitos donos resolvem vender a empresa por falta de paciência, desejo de aposentar, ou mesmo por não ter para quem deixar todo o sucesso conquistado durante anos de trabalho.

No caso de motivos negativos como conflitos entre gestores, dívidas absurdas, muitos encargos trabalhistas, desequilíbrio de plano de negócios ou baixa lucratividade, reavalie seu desejo de adquirir determinada empresa e volte a pesquisar outras opções no mercado caso não seja interessante “salvar” os negócios.

2 – Solicite a realização de uma auditoria para analisar se a empresa está trabalhando de acordo

A auditoria é o processo mais importante de toda a negociação de compra de empresas ativas. Além de gerar números para estabelecer um valor justo de compra, o laudo de avaliação demonstra qual é o momento atual da empresa. Isto é, expondo os bastidores dos negócios, como seu posicionamento no mercado atual, oportunidades e prováveis ameaças.

Com essa visão panorâmica da empresa, o futuro proprietário é capaz de avaliar o desempenho dos negócios e quão lucrativo será investir no setor escolhido. Sendo assim, a auditoria é a maior responsável pela busca por problemas escondidos, dívidas e outros detalhes negativos que possam causar surpresas desagradáveis depois.

3 – Busque informações extras além do que os documentos mostram

É de extrema importância considerar que uma empresa não deve ser baseada somente em documentos. Como qualquer empreendimento, sua história de fundação e desenvolvimento pode dizer muito sobre o futuro dos negócios e se serão bem sucedidos.

Por exemplo, deve-se considerar a imagem da empresa perante concorrentes e clientes. O futuro proprietário não pode deixar de observar os pormenores, como:

  • Preocupação com o bem estar de colaboradores;
  • Atualização com tecnologias atuais, tanto em maquinário como em ambiente virtual;
  • Relação e convívio dentro da empresa.

A criação e manutenção de um ambiente agradável e profissional dentro da empresa é fator fundamental para o bom andamento dos negócios. Por isso, é preciso avaliar todos os pontos citados e refletir se a filosofia da empresa se encaixa ao esperado.

4 – Esteja por dentro de tudo o que diz o contrato, e não deixe escapar nenhum detalhe

Um dos maiores erros, em qualquer processo de aquisição, é a negligência ao ler contratos. O contrato é o documento de maior relevância na compra de um negócio, e deve ser completamente compreendido por ambas as partes.

Para que a compreensão seja realizada com clareza, é recomendada a contratação de profissionais como os corretores, especialistas que agem de forma imparcial, e estão totalmente atualizados com o mercado. Caso o futuro proprietário queira esmiuçar o conteúdo do contrato, algumas questões podem ser feitas ao corretor, como:

  • O significado de cláusulas discriminadas no contrato;
  • Dúvidas sobre direitos e deveres do comprador;
  • Pontos principais a serem estudados, segundo o corretor.

5 – Avalie a situação atual dos funcionários da empresa

Ponto importantíssimo para evitar grandes prejuízos com encargos trabalhistas, futuramente. Avaliar a situação dos funcionários é imprescindível para garantir a tranquilidade nos negócios, sem conflitos e desconfortos. Além dessa análise, o futuro proprietário deve se preocupar com:

  • Treinamentos necessários, para realinhar a equipe aos objetivos em comum;
  • Ajustes salariais;
  • Palestras voltadas ao corpo de profissionais, para resgatar a motivação e rendimento individual.

O respeito pelo capital humano de uma empresa é peça-chave para garantir seu progresso, aumento de lucro e boa reputação no mercado.

6 – Organize o processo de transição do antigo proprietário para o novo proprietário

A organização do processo de mudança de proprietários é extremamente necessária, pois permite um tempo de adaptação aos gestores, aos colaboradores da empresa, aos clientes e fornecedores. O novo proprietário deve passar por um período de aprendizado referente aos sistemas de negócios, contando com a ajuda do antigo proprietário.

É válido conversar com o vendedor sobre a fase de transição, pois o antigo dono é o profissional mais indicado para inserir o novo proprietário na empresa adquirida.

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