5 perguntas a se fazer antes de comprar uma empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comprar uma indústria a venda é um investimento importante, que deve ser levado a sério. Por isso, antes de comprar uma empresa, faça essas 5 perguntas:

 

1. Você tem algum conhecimento na área?

Muitas vezes, quando alguém procura uma indústria a venda, acaba se focando mais nas oportunidades e nos preços do que em seus próprios interesses. Não adianta nada comprar empresas na área de logística se você não tiver qualquer conhecimento sobre isso.

 

2. Por que essa empresa está à venda?

Na hora de analisar a venda de indústria, é importante entender porque o atual proprietário quer sair dessa empresa. Talvez, seja um problema pessoal, como saúde, ou só porque ele já está se aposentando. Mas também pode haver algum problema sério, como uma baixa de vendas muito grande. Procure se informar antes de efetuar a compra!

 

3. Como está a situação financeira da empresa?

Saber como está a situação financeira da empresa nos últimos meses é o primeiro passo para saber se uma indústria a venda vale a pena. Qual será o retorno sobre investimento? Como você, enquanto empreendedor, lidaria caso as vendas ficassem muito abaixo das expectativas? Comprar empresas sem saber desses detalhes com antecedência é como dar um tiro no escuro.

 

4. Você tem o que é preciso para investir?

Comprar um negócio não significa apenas investir seu dinheiro, mas também seu tempo, esforço e dedicação. Você terá tempo para cuidar dessa empresa? Ela será um negócio paralelo ao seu trabalho atual ou sua dedicação será exclusiva? Antes de procurar uma oportunidade de negócio, pense se terá o ânimo e esforço necessários para lidar com seus altos e baixos.

 

 

5. Quem pode tomar conta dos negócios além de você?

A maioria dos empresários se esquece disso, mas nem sempre você poderá cuidar da empresa sozinho. Você pretende ter sócios? Um funcionário de confiança? Sua família tem mais alguém que pode investir nessa empresa?

Comprar empresas traz muitas responsabilidades, e você precisa resolver essas dúvidas antes de se aventurar.

Entre no site da Quero um Negócio para encontrar oportunidades incríveis!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook