Fazer uma boa avaliação é essencial para a venda de empresas. Afinal, a avaliação ajuda a definir o preço que vai atrair possíveis compradores.
Confira 5 dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa!
1. Simplifique o processo
Muitas vezes, o grande problema da venda de empresas é que o processo de avaliação é complicado, levando em conta muitas variáveis que não deixam chegar a uma conclusão sobre negócios lucrativos ou não.
Escolha os parâmetros mais simples a serem avaliados, como a localização, a clientela atual, a situação econômica e o mercado de trabalho, e faça as análises a partir disso.
2. Entenda o básico de economia
Colocar empresas a venda sem saber o básico de economia é um caminho que leva à super ou sobrevalorização. Aprenda o básico de economia – como funciona o fluxo de caixa, como fazer uma projeção para os próximos meses, como medir o sucesso financeiro da empresa, etc.
Do mesmo modo, aprenda sobre o mercado financeiro atual e suas movimentações. Essa é a melhor maneira de prever a futura rentabilidade do seu negócio.
3. Não enfeite a avaliação
Inventar números e dados só para enfeitar a avaliação e fazer as empresas parecerem negócios lucrativos quando, na verdade, têm poucas chances no mercado, é desonesto e pode prejudica-lo. Mantenha-se fiel à realidade na venda de empresas.
4. Capriche na história
Ter uma boa narrativa de porque os compradores devem se interessar em sua empresa é sempre uma ótima maneira de deixa-la mais interessante – mas essa narrativa deve ser acompanhada de dados que a comprovem!
5. Respeite a individualidade da empresa
Na venda de empresas, nenhum negócio é igual a outro. Não tente comparar sua empresa com outras do mercado para conseguir uma avaliação exata. Sua história, seu mercado e seus clientes são mais importantes, nesse momento.
Colocar empresas a venda é uma tarefa que exige cuidado e atenção aos detalhes. Venha saber mais no site da Quero um Negócio!
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