5 Dicas para avaliar sua empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Fazer uma boa avaliação é essencial para a venda de empresas. Afinal, a avaliação ajuda a definir o preço que vai atrair possíveis compradores.

Confira 5 dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa!

 

1. Simplifique o processo

Muitas vezes, o grande problema da venda de empresas é que o processo de avaliação é complicado, levando em conta muitas variáveis que não deixam chegar a uma conclusão sobre negócios lucrativos ou não.

Escolha os parâmetros mais simples a serem avaliados, como a localização, a clientela atual, a situação econômica e o mercado de trabalho, e faça as análises a partir disso.

 

2. Entenda o básico de economia

Colocar empresas a venda sem saber o básico de economia é um caminho que leva à super ou sobrevalorização. Aprenda o básico de economia – como funciona o fluxo de caixa, como fazer uma projeção para os próximos meses, como medir o sucesso financeiro da empresa, etc.

Do mesmo modo, aprenda sobre o mercado financeiro atual e suas movimentações. Essa é a melhor maneira de prever a futura rentabilidade do seu negócio.

 

3. Não enfeite a avaliação

Inventar números e dados só para enfeitar a avaliação e fazer as empresas parecerem negócios lucrativos quando, na verdade, têm poucas chances no mercado, é desonesto e pode prejudica-lo. Mantenha-se fiel à realidade na venda de empresas.

 

4. Capriche na história

Ter uma boa narrativa de porque os compradores devem se interessar em sua empresa é sempre uma ótima maneira de deixa-la mais interessante – mas essa narrativa deve ser acompanhada de dados que a comprovem!

 

empresas a venda

 

5. Respeite a individualidade da empresa

Na venda de empresas, nenhum negócio é igual a outro. Não tente comparar sua empresa com outras do mercado para conseguir uma avaliação exata. Sua história, seu mercado e seus clientes são mais importantes, nesse momento.

Colocar empresas a venda é uma tarefa que exige cuidado e atenção aos detalhes. Venha saber mais no site da Quero um Negócio!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook